“AACHOO!!”: GRAFITE RECENTE DE BANKSY É VENDIDO E MURO É REMOVIDO

3 minutos para ler

Sem título e sem assinatura, as obras de Banksy dispensam apresentação. A estética da sua pintura é reconhecível à primeira vista e sempre se torna manchete quando uma inédita aparece em algum canto do mundo.

No final do ano passado, Banksy lançou “aachoo!!”, a cena de uma mulher espirrando tão forte que sua dentadura foi projetada para fora da boca. O local no qual foi pintado tem casas sequenciais no que é considerada a rua mais íngreme da cidade de Bristol. Observando a pintura através da perspectiva da inclinação, a sensação é que a força do espirro derruba todas as casas em efeito cascata. Como a característica principal das obras de Banksy, a cena pintada dialoga diretamente com o espaço onde foi feita.

Aachoo!!' Mural com idosa a espirrar é a mais recente obra de Banksy
Grafite de Banksy em foto postada por ele em sua página do Instagram com a legenda “aachoo!!”

No mesmo dia em que apareceu aos passantes, a obra foi publicada em sua página do instagram, confirmando a autoria do artista. Os proprietários do local cobriram o grafite com uma peça de acrílico transparente para proteger a obra das adversidades climáticas até que se decidissem sobre os próximos passos.

Nesta última sexta-feira, o muro foi retirado por um guindaste. Ainda é desconhecido o destino que levará, mas foi oferecido ao galerista John Brandler, e ele recomendou que fosse oferecido a algum museu ou à corporação de Bristol, para que a obra fique em exposição. *

John Brandler é um galerista inglês que comprou outras duas obras de Banksy. Há um mês, a obra de Banksy pintada em Nottingham, que mostra uma garota bamboleando com a roda de uma bicicleta abandonada na rua, foi comprada e removida pelo galerista.

Em 2019, comprou Seasons Greetings, feita em Port Talbot no Reino Unido, após ficar no local original por 3 anos.

A identidade do artista é desconhecida, portanto, qualquer negociação sobre o seu trabalho envolve apenas o proprietário do espaço que recebeu a pintura e os potenciais compradores. A reivindicação dos direitos autorais só poderia ser consolidada mediante apresentação pública do artista. Apesar de optar por permanecer no anonimato, há diversas manifestações em suas redes sociais e em seu livro Guerra e Spray (2012), sobre não aprovar a venda e retirada da pintura in situ. **

*Informação publicada na BBC UK no último sábado (13 de março).
** In situ é uma expressão usada para se referir a obras de arte pensadas especialmente para o local no qual foram expostas.

Victoria Louise é crítica e produtora cultural, formada em Crítica e Curadoria e Gestão Cultural pela PUC-SP

Gostou deste texto? Leia também

Obra de Banksy vai a leilão na Christie’s para arrecadar recursos ao Sistema de Saúde da Inglaterra

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial