CASA DE LEILÃO APRESENTA QUADRO INÉDITO DE VAN GOGH

3 minutos para ler

Obra de 1887 do pintor holandês Van Gogh foi aberta ao público pela primeira vez esta semana. A tela é parte da coleção particular de uma família francesa que optou por se manter anônima. O anúncio foi feito por uma das maiores casas de leilões do mundo, a Sotheby’s, sediada em Londres.

Após 100 anos fechada sem acesso ao público, a aparição dessa obra é um acontecimento. Estimada entre 5 e 8 milhões de euros, passará por Paris, Amsterdã e Hong Kong antes de ser leiloada.

Street scene in Montmartre” (Uma cena de rua em Montmartre, em português), se trata de uma cena rural no bairro de Paris que dá nome à pintura. Van Gogh morou em Paris entre 1886 e 1887 e pintou também outras cenas do bairro na época.

Van Gogh Paris painting goes on public display for first time - BBC News
Tela de Van Gogh sendo transportada por funcionários da Sotheby’s – imagem: Reuters

A paisagem rural dominada pela tranquilidade e simplicidade acompanha a caminhada de um casal de braços dados. O moinho, que observamos no centro, é elemento característico da região, conhecida também pelo Moulin de la Galette, outro moinho histórico retratado por artistas impressionistas como Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso e o próprio Van Gogh.

A Sotheby’s é uma empresa emblemática na promoção de leilões e tem status consolidado no mercado de arte internacional. Não é de se espantar que obras com aura inédita ao público passem por seus eventos. O mesmo aconteceu com Femme Endormie, desenho inédito feito a carvão em 1931 por Pablo Picasso, leiloado no ano passado, bem como obra de 2018 do artista de rua Bansky que se “autodestruiu” na frente de todo o público logo após ser arrematada por 1,4 milhão de libras.

Quanto ao artista, Vincent Van Gogh é referência na história da arte ocidental, carregando o pioneirismo da pintura impressionista associado a seu nome. As casas nas quais o artista residiu se tornaram museus na França e em Londres dedicadas à memória de sua vida e obra. Filmes e livros também foram escritos em análise de cartas, quadros e aspectos da vida do artista, incluindo títulos nacionais como “Van Gogh, a salvação pela pintura”, lançado no último mês pelo crítico de arte brasileiro Rodrigo Naves.

O leilão da obra inédita de Van Gogh será leiloado pela Sotheby’s em 25 de março e poderá ser acompanhado pela internet.

Victoria Louise é redatora da ArtSoul formada pela PUC-SP em Arte: História, Crítica e Curadoria e Gestão Cultural

Gostou deste texto? Leia também:

“Van Gogh: A Salvação pela Pintura” é novo lançamento do crítico Rodrigo Naves

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Um comentário em “CASA DE LEILÃO APRESENTA QUADRO INÉDITO DE VAN GOGH

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial