Conheça “Nossas Perspectivas Glaciais”, de Olafur Eliasson

2 minutos para ler
olafur eliasson

Outubro foi mês de conhecer uma nova obra de arte pública e permanente de Olafur Eliasson, que estreou “Nossas Perspectivas Glaciais” na geleira Hochjochferner do sul do Tirol. Feita em anéis de aço e vidro, a obra abre um caminho para a cordilheira que segue por 410 metros.

São nove portões com intervalos que correspondem, em escala, às durações das eras glaciais da Terra. Esse primeiro pavilhão serve como um instrumento astronômico para o visitante alinhar seu olhar, rastreando a trajetória aparente do sol, solstícios e equinócios.

Nascido em Copenhague, Olafur é conhecido pelas instalações que jogam com os elementos naturais como luz e água, sempre surpreendendo o público. Em seu projeto mais recente, os anéis são divididos em painéis de vidro retangular que marcam 15 minutos de arco do movimento do sol no céu, funcionando como um relógio, e com material colorido que se comporta como se fosse uma pequena atmosfera criada por ele – dando ao visitante uma perspectiva mais abrangente sobre como as mudanças climáticas vêm afetando o espaço onde a instalação se encontra.

Carol Tavares é jornalista , especializada em marketing digital com foco em cultura é co-fundadora da Associação Brasil Auê, que apóia artistas brasileiros em Barcelona.

Gostou desse texto ? Leia também :
Arte na Fachada

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial