Galeria Mamute abre nova unidade em armazém histórico de Florianópolis

4 minutos para ler

Uma novidade chega ao mercado de arte de Florianópolis. No próximo dia 28 de janeiro a Galeria Mamute inaugura nova sede no espaço histórico da família Hoepcke, o Armazém Rita Maria. Os seis galpões centenários foram restaurados e abrigarão um complexo amplo de entretenimento e cultura.

Niura Borges, diretora da Galeria Mamute, com sede em Porto Alegre, viu neste espaço uma oportunidade para ampliar seu plano de negócios. “Achei interessante o resgate e a proposta de conservação da história e decidimos nos instalar nesse local que é um centro cultural, de lazer e gastronomia. Nos instalamos no mezanino, um lugar que foi preparado para uma galeria de arte”, disse a galerista. “Trouxemos a Galeria Mamute para Florianópolis com o intuito de trabalhar pensando na produção da cidade, reforçar e fortalecer a carreira dos artistas da região. Em Porto Alegre já temos essa proposta, com ênfase ao artista local e aqui [em Florianópolis] manteremos essa missão”.

A abertura foi estruturada em dois momentos. No dia 28 de janeiro será inaugurada a exposição Pelo Mar Que Nos Leva Mais Longe, seguida pela segunda mostra, em cartaz a partir do dia 18 de março, Pelo Ar Que Nos Leva Mais Longe. A proposta de abertura continuada foi pensada pelo curador Henrique Menezes, que traz uma mostra coletiva com os artistas de diferentes regiões representados pela Galeria Mamute.

Sobre o crescimento da galeria e a abertura para novos mercados, Niura Borges comenta: “Nós atuamos em todo o Brasil mas acho muito interessante quando se tem essa possibilidade de dar um aporte a uma região e torço para podermos estar em outros lugares. Estamos sempre trabalhando pensando e vislumbrando essas possibilidades de expansão.”


Cartaz das exposições da Galeria Mamute em Florianópolis

A GALERIA MAMUTE

Criada em 2012, a Galeria de Arte Mamute atua no desenvolvimento e na expansão da arte contemporânea brasileira, representando nomes consolidados e também revelando jovens artistas com carreiras em ascensão.

Com um amplo acervo, a Galeria oferece obras produzidas sob diversas técnicas: pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, instalação e novas mídias de artistas como Alexandre Freire,  Andressa Cantergiani, Anna Moraes, Antônio Augusto Bueno, Bruno Borne, Camila Elis, Claudia Hamerski, Clóvis Martins Costa, David Magila, Dione Veiga Vieira, Edson Macalini, Emanuel Monteiro, Fernanda Valadares, Hélio Fervenza, Ío, Karen Axelrud, Letícia Lampert, Luanda Francisco, Marília Bianchini, Mariza Carpes, Pablo Ferretti, Sandra Rey, Sandro Ka e Wagner Costa.


SERVIÇO

Inauguração Galeria Mamute | Florianópolis
ExposiçãoPelo mar que nos leva mais longe. Pelo ar que nos leva mais longe.
Artistas: Alexandre Freire, Andressa Cantergiani, Anna Moraes, Antônio Augusto Bueno,
Bruno Borne, Camila Elis, Camila Saavedra, Claudia Hamerski, Clóvis Martins Costa, David Magila, Dione Veiga Vieira, Edson Macalini, Emanuel Monteiro, Fernanda Valadares, Ío, Karen Axelrud, Letícia Lampert, Luanda, Luciana Petrelli, Pablo Ferretti, Rafael Bornhausen, Sandra Rey e Wagner Costa.
Curadoria: Henrique Menezes
Inauguração28 de janeiro de 2022, (sexta), das 11h às 21h, com livre acesso ao público.
Endereço: Alameda Annita Hoepcke, 112. Armazém Rita Maria. Galpão 6. Mezanino. Centro. Florianópolis – SC
As atividades seguirão os protocolos sanitários referentes à prevenção da Covid-19 determinados pelas autoridades públicas.


Victoria Louise é crítica e produtora cultural, formada em Crítica e Curadoria e Gestão Cultural pela PUC-SP.


Gostou desta matéria? Leia também:

Inhotim estreia podcast que une arte, botânica e ciência

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial