A CasaCor 2022, evento de design de interiores, arquitetura e paisagismo que acontece anualmente em várias cidades do Brasil e do mundo, abriu suas portas em São Paulo nesta terça-feira (5).
A edição comemora os 35 anos da CASACOR em atividade no mercado e inaugura no cartão-postal mais conhecido da cidade: a Avenida Paulista. Ao ocupar 3 andares do edifício do Conjunto Nacional, a mostra dialoga com o projeto arquitetônico sexagenário de David Libeskind.
As rampas de acesso ao evento recebem o visitante com painéis que ilustram a linha do tempo histórica da mostra, que antecedem depoimentos em vídeo de profissionais do setor.
O tema, “Infinito Particular”, foi proposto pelos curadores Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz. Diante da recente experiência coletiva de isolamento social, pandemia e a exaustão diante da insegurança, é natural que o doméstico tenha se tornado um lugar de acolhimento, proteção e bem-estar. É este ambiente que dá vazão ao nosso infinito particular.
Os profissionais responsáveis pelos 59 ambientes da mostra se debruçaram sobre a ideia e apresentam ambientes com visível toque pessoal e íntimo. Além do apelo visual, a mostra também investiu em intensos estímulos olfativos em que o primeiro passo no ambiente é praticamente a imersão em uma nova dimensão.
Os destaques da mostra selecionados pela Artsoul são grandes inspirações para a construção de um ambiente intimista, aconchegante e que possibilite a projeção da personalidade de cada um de nós. As obras de arte ambientadas na mostra demonstram como a arte contribui substancialmente para a harmonia e o bem estar coletivo.
É o caso da composição de obras da artista Mai-Britt Wolthers que trazem a abstração colorida ao ambiente amadeirado e de iluminação neutra de Marina Linhares.
No ambiente de Brunete Fraccaroli, o tema se apresenta em outros formatos. A arquiteta prioriza o branco e off-white, escolha que destaca os formatos arredondados e as transparências. A obra da artista Fernanda Naman, que também acompanhou a arquiteta no ambiente da CASACOR 2021, aparece aqui como um ponto de fuga ao conduzir o olhar para uma abstração geométrica que brinca com superfícies espelhadas.
Assista a visita da Artsoul na CASACOR 2022 para conhecer os artistas em destaque:
A CASACOR fez uma parceria com o Instituto Estou Refugiado para a contratação de recepcionistas para trabalharem nos ambientes da mostra. Outra ação fruto da parceria é o mural “Alma Colorida da Cidade” do artista congolês Lavi Kosongo, como parte do projeto Cores do Mundo. O artista apresenta uma pintura de 22 metros no bar caracol de Pedro Luis de Marqui, no ambiente projetado pela dupla Plantar Ideias.
Para informações de visitação, acesse o site oficial da CASACOR São Paulo 2022.
Victoria Louise é jornalista cultural, formada em Crítica e Curadoria da Arte e Gestão Cultural pela PUC-SP.
Gostou desta matéria? Leia também: