O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) lançará, no dia 17 de março de 2021, o MAM Rio 3D, projeto de visitas virtuais em 3D pelas exposições. Com patrocínio da Aliansce Sonae Shopping Centers, maior administradora de shoppings do país, a iniciativa permite o acesso por meio de computadores, tablets ou aparelhos de celular Android e iOS. O MAM Rio 3D será aberto com cinco exposições recentemente realizadas pelo museu carioca.
Em cartaz no site, a panorâmica “Irmãos Campana – 35 Revoluções”, a maior exposição já dedicada à dupla de designers Fernando e Humberto Campana em 35 anos de trajetória; e a mostra Realce que, através de mais de 50 trabalhos de vertentes e períodos variados, revela a abrangência e a diversidade do acervo do MAM Rio, com obras de Adriana Varejão, Cildo Meireles, Lygia Clark, Mira Schendel e Tunga, entre outros.
Também inaugura o projeto a exposição COSMOCOCA – programa in progress: núcleo poético de Quasi-Cinema, com cinco imagens fotográficas oferecidas em doação ao MAM pelo Projeto Hélio Oiticica e pelo cineasta Neville Dalmeida. Com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, a seleção envolve imagens originalmente feitas em slide para serem projetadas nos ambientes dos Bloco-Experiências in Cosmococa – programa in progress, criados em 1973, em Nova York.
Outra oportunidade de visita virtual que o projeto oferece é a exposição “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”, montada recentemente no Salão Monumental do MAM Rio, em parceria com o MASP. A mostra reuniu cerca de cem obras de Hélio Oiticica (1937-1980) relacionadas ao ritmo, à música, ao corpo e à dança, sob a curadoria de Adriano Pedrosa e Tomás Toledo, respectivamente diretor artístico e curador-chefe da instituição paulista. Completa a montagem a obra “Bandeira brasileira” (2019-2021), do artista e carnavalesco Leandro Vieira.
Mais do que conhecer as exposições e acessar conteúdos expandidos de áudio e vídeo, a visita permitirá um mergulho completo na arquitetura, nos objetos e na história do MAM Rio, contemplando os 39.750 m2 que incluem o Bloco Expositivo de três andares; o Bloco Escola, que abriga um dos departamentos de pesquisa e documentação de arte mais relevantes do Brasil, além da Cinemateca do MAM, um centro de patrimônio e memória audiovisual.
De acordo com o diretor executivo da instituição, Fabio Szwarcwald, “o objetivo do MAM Rio 3D é atuar como uma ferramenta de educação e inclusão, tornando o museu acessível a quem não pode visitá-lo fisicamente. Queremos que todos desfrutem dos conteúdos que o MAM oferece. Na sequência dos Irmãos Campana, lançaremos o tour da mostra de acervo Realce, que esteve em cartaz recentemente com obras de expoentes como Adriana Varejão, Cildo Meireles, Djanira, Ivan Serpa, Luiz Zerbini, Lygia Clark, Mira Schendel e Tunga”, adianta Szwarcwald.
O MAM Rio 3D conta com a tecnologia do Matterport, equipamento capaz de gerar resolução de fotos profissionais (134 megapixels) e precisão 3D. O recurso foi viabilizado através da parceria com a Media Glass. Com extenso portfólio de projetos, esta empresa especializada firmou parceria com o MAM e deu início a diversas ações, como um mapeamento das áreas do museu por fotos panorâmicas 360°, a visualização destas áreas de forma real em 3 dimensões e a navegação pelo ambiente mapeado, proporcionando a sensação de estar fisicamente no local, devido à profundidade e à proporcionalidade dos objetos no espaço.
Para a diretora de relações institucionais do MAM, Lucimara Letelier, “museus de todo o mundo, principalmente com a crise da pandemia de Covid-19, estão buscando apoio para realizar experiências com as tecnologias de realidade aumentada e virtual, trazendo experiências imersivas capazes de levar as pessoas a um conceito de museu repleto de conteúdos interativos. Nesse sentido, este projeto integra nossa busca de investimentos no tripé arte-educação-cultura, no ambiente digital”.
“A Aliansce Sonae acredita nos seus shoppings como importantes centros de desenvolvimento local, conveniência, entretenimento e, por isso, é uma grande incentivadora da arte. Participar de um projeto que leva um acervo tão rico como o do MAM para o ambiente digital só reforça o nosso compromisso de oferecer a melhor experiência. Agora, nossos clientes de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer obras únicas”, comenta Ana Paula Niemeyer, responsável pelo marketing da Aliansce Sonae.
Sobre o MAM Rio
O MAM Rio é uma instituição cultural constituída como uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, apoiada por pessoas físicas e por empresas, que tem atualmente, como parceiro estratégico, o Instituto Cultural Vale e como patrocinador master o Grupo PetraGold, a Petrobras e a Ternium.
Desde janeiro de 2020, a nova gestão do MAM Rio, deu início a um processo de profunda transformação institucional envolvendo novas ideias, novos fluxos de trabalho e novas atitudes. As ações do processo de transformação buscam coerência com o projeto original do museu, pautado pelo tripé arte-educação-cultura. Um movimento de potencialização das ações já realizadas no museu, em consonância com seu histórico, e de acolhimento de todos que desfrutaram da efervescência dos diversos espaços do MAM Rio, incluindo públicos que nunca visitaram a instituição.
Serviço:
MAM Rio 3D
Lançamento: 17 de março de 2021
Disponível no site: https://www.mam.rio/3D
MAM RIO
End: Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Tel: (21) 3883-5600
Instagram: @mam.rio
Horários de funcionamento:
Quinta e sexta, das 13h às 18h
Sábado e domingo, das 10h às 18h
Ingressos:
Contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito.
Adultos: R$ 20
Idosos, crianças e estudantes: R$ 10
Ingressos on-line: www.mam.rio/ingressos