Um trono dourado cercado por cortinas de veludo azul, alguns objetos emoldurados em padrões pontilhados, e a proposta de um encontro consigo mesmo, constituem a instalação imersiva do cineasta David Lynch para o Salone del Mobile Milano. Recorrendo a outras áreas de conhecimento, como a neurociência, a maior feira de design do mundo pretende imergir o público em espaços calculados para proporcionar diferentes emoções, desde assuntos íntimos, como a meditação, até a emergência climática, como ocorre na instalação “Under the surface”, proposta por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi (Salotto.NYC).
Fundada em 1961, o Salone Internazionale del Mobile Milano (Salão do Móvel de Milão) surgiu como uma iniciativa de promover o mobiliário italiano e, ao longo de décadas, tornou-se o evento mais importante do setor moveleiro mundial, propagando anualmente as tendências em áreas do design. A cidade de Milão é fortemente impactada com a grande visitação de representantes do setor moveleiro e consumidores de todo o mundo, com uma programação repleta de Talks, instalações, prêmios e exposições paralelas.
Também conhecida como iSalone, a feira ocupa atualmente mais de 175 mil metros quadrados do Fiera Milano Rho, um importante espaço de eventos da cidade. Hoje, quase 2 mil expositores de 35 países estão organizados na exposição principal e outras mostras bienais com diferentes focos, como a EuroCucina/ FTK – Technology For the Kitchen, que conta com uma programação interseccional para pensar o ambiente da cozinha em toda sua esfera emocional, estética e funcional. Mais de 100 representantes de todo o mundo trazem projetos que demonstram a evolução da cozinha a partir de novas tecnologias e acabamentos, sendo esse considerado o ambiente “coração” das residências.
Neste ano, a programação da EuroCucina conta, ainda, com o programa “All You Have Ever Wanted to Know About Food Design in Six Performances”, apresentando 6 episódios de performances desenvolvidos por revistas de design convidadas junto a artistas e chefs. Cada performance levanta aspectos em torno da relação da comida com o design em diferentes temporalidades e contextos.
Além disso, ocorre em paralelo também a International Bathroom Exhibition, reunindo 180 expositores para discutir e apresentar a inovação no design em um ambiente íntimo como o banheiro e o lavabo, agora com inspirações em estéticas urbanas.
A tecnologia é consolidada como grande aliada à experiência do consumidor a partir dos projetos de design apresentados na feira. A partir de uma parceria com a empresa Lombardini22, estudos de neurociência foram desenvolvidos pela feira para refletir os estados emocionais humanos diante de diferentes ambientes. O que o design já entendia através de outros campos de estudo, é comprovado pela neurociência: a influência de cores, texturas, amplitudes e diversos elementos do design proporcionam ao emocional. Essas pesquisas resultaram em uma atenção especial não apenas nas peças comercializadas, mas na cenografia apresentada nos estandes da feira.
Ao todo, 25 expositores brasileiros marcam presença na feira italiana neste ano – a maioria na exposição principal, e quatro deles em exposições paralelas. Estúdios e lojas de São Paulo e dos estados do Sul formam a maioria, mas Minas Gerais e Pará também figuram no evento.
De São Paulo, podem ser encontrados projetos de A lot of Brasil, Arboreal, Delinear Móveis, Zeea e Modalle Móveis. Os estados do Sul são representados pelas lojas Daf, Century, e Móveis Albatroz, House Garden Móveis, Udra Móveis e Móveis Rudnick.
Há muitas edições a feira busca lançar aos holofotes as criações de jovens designers, trazendo visibilidade a esses criadores. O prêmio SaloneSatellite celebra o trabalho de designers com menos de 35 anos que se destacam com suas ideias. Com curadoria de Marva Griffin Wilshire, o prêmio comemora sua 25ª edição, selecionando quatro projetos entre os mais de cem designers em ascensão que inscreveram-se no edital do prêmio.
Em primeiro lugar ficou o chinês Studio Ololoo, com o projeto de luminária “Deformation Under Pressure”, seguido pelo segundo premiado, Filippo Andrighetto, designer italiano-dinamarquês responsável pela estante “Veliero”. O terceiro lugar é ocupado pelo estúdio Egoundesign’s, que apresenta o projeto “Voronoi”, um conjunto de copos de latão produzidos em impressão 3D. O quarto lugar é uma menção honrosa com o prêmio Róng Design Award, que oferece ao ganhador um mês de residência na Rong Design Library, na China. Esse último foi entregue ao trio tunisiano Mohamed Romani, Chems Eddine Mechri e Ahmed Bssilaper, com o projeto de luminária “Fibra”.
Uma das principais atrações dessa edição é a participação do premiado diretor de cinema David Lynch, com sua instalação “Interiors by David Lynch. A Thinking Room”, com curadoria de Antonio Monda, escritor e cineasta italiano. Monda revelou que descobriu o interesse de Lynch por mobiliários há alguns anos, e que ao receber a tarefa de convidar um cineasta para promover uma experiência na feira, já sabia quem chamar. Lynch já havia participado da feira de Milão com uma coleção de carpintaria autoral em 1997.
A atual instalação é dividida em duas salas espelhadas, ambas envoltas por um veludo azul, a presença central de um trono com cilindros dourados, e outros objetos ao redor, como um espelho e um relógio. A proposta é que o público encontre nesses ambientes um espaço propício à reflexão e meditação.
Outra atração que chama o público é “Under the Surface“, uma instalação desenvolvida por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi (Salotto.NYC), como parte da programação da International Bathroom Exhibition. Inspirados pelo poder da água, a instalação explora aspectos próprios do elemento, desde a fragilidade e a fascinação, até sua relação com discussões em torno de ética e sustentabilidade. Projetada a partir da visão de uma ilha submersa, a instalação convida os visitantes a experienciar um ambiente que pretende despertar a consciência do uso dessa matéria prima da vida, refletindo o impacto ambiental nas práticas diárias.
Claudio Feltrin, Presidente da FederlegnoArredo, a associação comercial de madeira da Itália, reflete o cenário comercial e a importância da feira na consolidação do mercado moveleiro italiano. Para Feltrin, o Salone del Mobile é como um ano novo para o design, onde as companhias identificam novos mercados e públicos. Ao mencionar a relevância do evento, ele ainda oferece um panorama dos últimos anos para o mercado de produção e exportação de produtos de madeira, o que se reflete no mercado de design:
“Os números finais de 2023 elaborados pelo nosso Centro de Estudos mostram uma contração de 7,8% na cadeia de abastecimento em comparação com 2022, o que não foi uma grande surpresa, depois de dois excelentes anos de performances inesperadamente boas. O mercado italiano (32,8 bilhões de euros) e o mercado de exportação (quase 20 bilhões de euros), no entanto, permaneceram acima dos níveis pré-pandemia de 2019. Centrando-nos no macrossistema de mobiliário (cerca de 28 bilhões de euros), o setor está apenas atrasado em 3,8% atrás, mas ainda está acima dos níveis pré-Covid. As exportações, que representam 53% do total, estão a subir 15 bilhões de euros, enquanto o mercado italiano, com 13 bilhões, registou um aumento de 3,7% queda, em grande parte devido às mudanças nos bônus de construção”.
Embora o cenário seja de queda diante de questões tributárias e conflitos internacionais, entre outros fatores, Feltrin enxerga com otimismo as movimentações durante a grande feira: “A balança comercial é extremamente positiva, em quase 10 bilhões de euros, demonstrando que o nosso Made in Italy ainda é atraente, e o Salone de Milano é a melhor forma de fortalecer e expandir esse relacionamento com os mercados internacionais.”
O consolidado Salão do Móvel de Milão demonstra em toda sua abrangência o esforço do setor de design em colocar a experiência humana no centro de suas preocupações. Mais do que pensar a comercialização, o conjunto de profissionais envolvidos no setor busca aprimorar a interlocução de propostas para proporcionar experiências de conforto, identificação, em direção a uma evolução, como afirma o próprio mote da mostra “where design evolves (onde o design evolui)”.
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