A votação para o PIPA Online, versão online do Prêmio PIPA, destinada a artistas brasileiros contemporâneos, está aberta ao público. O prêmio acontece uma vez por ano e seleciona os dois artistas mais votados para receber a doação de R$ 5 mil cada um.
A votação se estrutura em dois momentos; a primeira etapa acontece entre 1 e 7 de agosto com os artistas indicados ao Prêmio Pipa, em seguida, entre 15 e 21 de agosto, acontece a segunda etapa, com os artistas que receberam mais de 500 votos na etapa anterior. Entre a primeira e segunda etapas, a contagem é zerada e reiniciada.
O público que pretende participar da votação, deve acessar o site oficial do programa. Para que os votos sejam computados no primeiro turno, é preciso votar em, no mínimo, três artistas.
Veja lista dos artistas participantes
Alan Adi
Alice Quaresma
Aline Motta
Ana Mendes
Ana Sario
Ana Vaz
Andro de Silva
Atelier Sanitário
Bruno Moreschi
Caripoune Yermollay
Carolina Krieger
Cecilia Cavalieri
Charles Lessa
Clara Moreira
Clarice Gonçalves
Coletivo Audiovisual Negro Quariterê
Coletivo Coletores
davi de jesus do nascimento
David Almeida
Desali
Diambe
Efe Godoy
Elaine Pessoa
Eugênia França
Fefa Lins
Fernanda Azou
Froiid
Gabriela Massote
Gabriela Mureb
Glicéria Tupinambá
Gustavo Caboco
Henrique Montagne
Joelington Rios
Josi
Julia Debasse
Juliana dos Santos
Juno B.
Kika Diniz
laryssa machada
Luana Vitra
Luiz 83
Marcio Marianno
Maria Laet
Maria Macêdo
Raphael Escobar
Rebeca Carapiá
Ricardo Barcellos
Rose Afefé
Sallisa Rosa
Samantha Canovas
Santídio Pereira
SY GOMES
Talles Lopes
Tamikuã Txihi
Taygoara Schiavinoto
Uiler Costa-Santos
UÝRA
Vitória Cribb
Xadalu Tupã Jekupé
O PIPA Online é um desdobramento do Prêmio Pipa, que anualmente doa 20 mil reais a quatro artistas, dentre os indicados por um comitê de profissionais do setor como curadores, artistas, críticos e professores de diferentes regiões do Brasil. Estes quatro artistas participam de uma exposição coletiva no Paço Imperial do Rio de Janeiro, além de uma ocupação nos sites e mídias sociais do Prêmio, produzindo algum material especialmente desenvolvido para a ocasião.
Direcionado a novos artistas (não necessariamente jovens) com máximo de 15 anos de carreira, o programa tem a missão de divulgar e incentivar a produção nacional.
O PIPA Online vem, então, como uma proposta que possibilita a todos os artistas participantes da edição, incluindo os premiados, que optem por apresentar seu trabalho ao público e concorrer à doação de 5 mil reais, mobilizando o público e a divulgação de seu trabalho durante o período.
Em outras edições, artistas contemporâneos reconhecidos já foram selecionados como Jaider Esbell em 2016, Denilson Baniwa em 2019 e Daiara Tukano em 2021. Saiba sobre outras edições do Prêmio Pipa.
Victoria Louise é jornalista cultural, formada em Crítica e Curadoria da Arte e Gestão Cultural pela PUC-SP.
Gostou desta matéria? Leia também:
Autorretrato inédito de Van Gogh é encontrado escondido sob outra pintura