Blog que conecta você ao mundo da arte contemporânea.
  • OBRAS DE ARTE
    • Obras
    • Artistas
    • Seleções temáticas
  • PEÇAS DE DESIGN
    • Peças
    • Designers
    • Seleções temáticas
  • REVISTA
  • AGENDA

Inhotim inaugura Galeria Yayoi Kusama, celebrando a artista japonesa

Publicado por Victoria Louise em 30/06/2023
Categorias
  • Artistas
  • Notícias
Tags
  • arte
  • arte contemporânea
  • arte moderna
  • artistas
  • inhotim
  • obra de arte
  • pintura
  • yayoi kusama
5/5 - (1 vote)

A 20ª galeria permanente de Inhotim hospeda obras de Yayoi Kusama que já compunham o acervo da instituição

O Instituto Inhotim, Brumadinho (MG), inaugura em 16 de julho de 2023 uma nova galeria. Dedicada a Yayoi Kusama (Matsumoto, Japão, 1929), a galeria abriga as obras I’m Here, But Nothing (2000) e Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), que já haviam sido adquiridas pelo museu em 2008 e 2009, respectivamente. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

I’m Here, But Nothing, de Yayoi Kusama. Foto: Daniel Mansur/Divulgação. Reprodução: UOL

O projeto arquitetônico da galeria foi concebido por Fernando Maculan e Maria Paz. Com área de 1.437m², a galeria fica localizada no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa e ao Jardim Veredas. A proposta da arquitetura da galeria foi pensada também para acomodar o público de forma instigante durante sua permanência no espaço de convívio. O paisagismo com caminho sinuoso feito de pedras é assinado por Juliano Borin, Geraldo Farias e com contribuições do colecionador Bernardo Paz. Inspirado em um jardim tropical multicolorido, possui vegetação de origem asiática e conta com mais de quatro mil bromélias verdes, amarelas e avermelhadas com pontos coloridos, remetendo ao que pode ser encontrado dentro da galeria.

 
VOCÊ CONHECE A ARTSOUL? ACESSE O MAIOR MARKETPLACE DE ARTE DO BRASIL!
 

Ao adentrar a galeria, encontram-se duas salas. O espaço de I’m Here, But Nothing é uma ambiente doméstico, uma sala com sofá, televisão, mesas, cadeiras e mais objetos cotidianos de decoração. Toda a sala é coberta por pontos coloridos – marca registrada da obra de Kusama – feitos com tinta fluorescente. A iluminação do espaço é feita por luzes negras que fazem brilhar os pontos coloridos da sala, que saltam ao olhar. Já Aftermath of Obliteration of Eternity possui um ambiente espelhado e iluminado apenas por lanternas que remetem à cerimônia ancestral japonesa Tooro nagashi. Os espelhos criam infinitas imagens das lanternas e esmaecem os limites físicos do espaço e criam uma atmosfera cósmica transcendental.

I’m Here, But Nothing, de Yayoi Kusama. Foto: Daniel Mansur/Divulgação. Reprodução: UOL

Ambas as obras trazem em si a marca da repetição de imagens presente na obra de Kusama e dialogam com o conceito da auto-obliteração da artista, ou seja, da dissolução da pessoa, do individualismo, no próprio ambiente onde se encontra. O conceito dialoga com sensações de presença e ausência, seja pela presença de um mobiliário familiar ou pela criação de um espaço infinito.

“Aftermath of Obliteration of Eternity” (2009) de Yayoi Kusama, do acervo do Instituto Inhotim Imagem: Bellagio Gallery of Fine Art in Las Vegas/Divulgação. Reprodução: UOL

O Inhotim conta ainda com outra obra de Kusama dentro de seu território, Narcissus Garden Inhotim (2009), onde esferas metálicas flutuam sobre uma corpo d’água no terraço do Centro de Educação e Cultura Burle Marx. Sujeitas a ação do vento, as esferas criam diferentes agrupamentos sobre a água. A influência do Expressionismo Abstrato, Surrealismo, Minimalismo e Pop Art é perceptível na produção da artista, que envolve pinturas, esculturas, performances, happenings e instalações. Em cada época de sua carreira, a artista traduz um determinado tipo de obsessão em suas obras, como falos, alimentos, luzes e bolinhas, sendo as duas últimas as mais famosas do repertório da artista.

Narcissus Garden Inhotim (2009) de Yayoi Kusama. Imagem: Inhotim
 

Matheus Paiva é produtor cultural e internacionalista, formado pela Universidade de São Paulo.

 

Gostou desta matéria? Leia também:

Manto tupinambá do século 17 será devolvido ao Brasil por museu da Dinamarca

Compartilhar

Artigos Relacionados

36 x 36 in. (91.4 x 91.4 cm.)

23/04/2025

Brasil recebe a maior retrospectiva de Andy Warhol já realizada fora dos Estados Unidos


Leia mais
14/03/2025

Inauguração de prédio do MASP conta com cinco novas exposições


Leia mais
22/01/2025

Cor, forma e movimento: novos artistas renovam catálogo da Artsoul com obras expressivas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Arte no mundo
  • Artistas
  • Design
  • Dicas
  • Entrevista
  • Exclusivo
  • Exposições
  • Galerias adentro
  • Geral
  • Livros
  • Mercado de Arte
  • Notícias
  • Perfil Artsoul

Inscreva-se na Newsletter

Preencha o formulário abaixo para se inscrever em nossa Newsletter e receber as últimas atualizações.
Ao se cadastrar você aceita nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Blog dedicado à publicação de notícias sobre arte contemporânea, assim como informações sobre o mercado, artistas e movimentos artísticos no geral.

CATEGORIAS

  • Arte no mundo
  • Artistas
  • Design
  • Dicas
  • Entrevista
  • Exclusivo
  • Exposições
  • Galerias adentro
  • Livros
  • Mercado de Arte
  • Notícias
  • Perfil Artsoul
  • Geral

ENTRE EM CONTATO

Horário de atendimento:
De Segunda a Sexta, das 10h às 17h

(11) 9 7283-9009

contato@artsoul.com.br

Artsoul 2023 © Todos os direitor Reservados
  • Desenvolvido por: Flaubert Dev