Inauguração da ArtSampa reúne metaverso, videoarte e NFT no Parque Ibirapuera

3 minutos para ler

Nesta quarta-feira (16), nasce mais uma feira de arte na cidade de São Paulo. A ArtSampa, desdobramento da ArtRio na capital paulista, acontece entre os dias 16 e 20 de março na OCA, construção de Oscar Niemeyer, localizada no Parque Ibirapuera. 

Abrindo o calendário de feiras de 2022, a ArtSampa apresenta programação antenada ao propor debates sobre raça e gênero – liderados pela historiadora e curadora Raquel Barreto – e arte digital com NFT, videoarte e metaverso. 

O MIRA, programa de videoarte atuante há 6 anos na ArtRio, propõe uma instalação pensada especialmente para a OCA, com “uma experiência audiovisual que abrange o icônico prédio desde sua base até seu topo, de seu “porão” a seu “céu”. 

No campo do NFT, a Metaverse Agency e a Yaak Gallery serão os agentes das experiências digitais do metaverso. Segundo a Yaak Gallery, o híbrido estúdio de tecnologia e galeria de arte, “hoje nossas vidas digitais são tão relevantes quanto nossas vidas no mundo físico. Pensando nessa relação entre tempo-espaço interdimensional, vamos criar uma conexão direta da nossa galeria no metaverso, com o espaço na ArtSampa. Assim, visitantes de qualquer um dos dois ambientes terão acesso a experiência do que está rolando do outro lado por meio de uma transmissão simultânea”. Através do QR Code, visitantes do estande poderão passear pelo ambiente virtual da Yaak Gallery no metaverso e ativar um “wearable”, ou seja, uma espécie de “roupa do metaverso” inspirada na coleção em exposição  “Samba Crypto AI”, uma série de 10.130 obras de arte geradas por Inteligência Artificial e inspiradas no carnaval brasileiro.

Cartaz da ArtSampa 2022 – Imagem: Site oficial da ArtSampa

A Metaverse Agency, galeria brasileira do segmento digital, apresentará 11 artistas nacionais e internacionais em espaço expositivo no metaverso, através de realidade virtual, integrado com experiências imersivas e exposições de NFTs, realidade aumentada, projeções e holografia.

Serão 39 galerias participantes na feira em estandes de até 60 metros quadrados e programação paralela de debates e música. 

A realização da ArtSampa é uma expansão importante para a afirmação de marca da ArtRio, que comandada por Brenda Valansi, ousa em inaugurar no mês anterior à SP-ARTE – maior feira de arte da América Latina – e no mesmo semestre da ARPA, recém chegada no calendário da cidade prevista para junho de 2022 no Pacaembu.

A proximidade das datas é uma questão que cinde galeristas entre os que tem ressalvas em participar, devido aos custos de montagem do estande e à exigência de novidades em curto período, e os que acreditam que é uma ótima iniciativa para esquentar o circuito presencial após exaustiva temporada de viewing rooms durante a pandemia.

SERVIÇO

ArtSampa 1ª Edição
16 a 20 de março
OCA – Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo, SP
ArtSampa é organizada pela ArtRio


Victoria Louise é crítica e produtora cultural, formada em Crítica e Curadoria e Gestão Cultural pela PUC-SP.

Gostou desta matéria? Leia também:

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial