MARKETPLACE DE ARTE – POR ONDE COMEÇAR?

7 minutos para ler

As plataformas para compra de arte plástica contemporânea têm surgido com muita força nos últimos anos. Principalmente durante o início da pandemia, o engajamento aumentou entre os compradores da arte. É o que mostra a pesquisa de 2021 de Hiscox que afirma que a covid-19 foi o catalisador que inflamou o mercado de arte online, onde 56% acreditam que esse movimento será permanente, visto a grande estrutura que as instituições apresentaram nos últimos meses. Dentre os consumidores de arte, 41% afirmaram comprar mais obras durante a pandemia em relação aos seis meses anteriores. Esses dados demonstram um alto engajamento de agentes como galeristas e investidores no universo online. De 2020 a 2021, com o fechamento ou adiamento dos eventos de arte, a internet se tornou a melhor ferramenta de interação entre artistas, instituições, investidores e apreciadores de arte através das plataformas de marketplace.

Porém, o trabalho artístico, para muitos, requer uma análise presencial e, portanto, a busca online pela obra ideal pode significar um caminho sinuoso e incerto. Por isso, a ARTSOUL veio mostrar como essa jornada da compra online pode ser realizada da maneira mais confortável para quem tem interesse em iniciar sua coleção.

A busca já vai te dar muitas indicações sobre qual direção seguir. A partir dela, você já vai começar a entender melhor os seus gostos e influências.

CONHEÇA A PLATAFORMA

No começo é preciso tranquilidade para navegar na plataforma. Ter calma e paciência para pesquisar. Assim como ao entrar em uma galeria, não tenha pressa para observar ou desenvolver uma avaliação sobre o trabalho. Com o mesmo intuito que o espaço físico de uma galeria, a plataforma funciona como um lugar de observação e vai ainda além: em uma navegação virtual, você tem acesso a diversos tipos de curadoria, diferente da experiência física que apresenta uma curadoria só por período. No digital, você pode explorar mais opções e estilos.

Seleções da semana disponíveis para conhecer as obras por temáticas curatoriais – Imagem: Marketplace Artsoul

É ali que se pode conhecer, coletar informações, conectar e relacionar as interpretações. A navegação torna possível o encontro com a obra ideal. 

EXPLORE NOVOS SUPORTES E MÍDIAS

O segundo ponto gira em torno dos seus gostos. É um tanto claro que a compra deve ser direcionada a um trabalho que te agrade e faça sentido para você, seja no âmbito pessoal ou profissional. A partir do encontro com o que a plataforma oferece, os seus gostos vão se tornando mais claros.

É importante, porém, não se limitar apenas às suas preferências já concebidas. Leia o blog, busque por comentários e avaliações de especialistas para conhecer mais do universo que abarca aquele tipo de trabalho. Conforme você adentra neste campo, vai ser ainda mais simples encontrar o investimento certo.

APLICAÇÃO DE FILTROS

Visualização dos filtros possíveis para iniciar sua pesquisa – Imagem: Marketplace Artsoul

A plataforma possui uma infinidade de categorias para afunilar sua pesquisa. De acordo com vertentes como fotografia, gravura, pintura ou escultura, a obra é encontrada com mais facilidade. Mas não só sobre as técnicas os filtros se aplicam. Em relação aos artistas, aos temas, às cores e às medidas a seleção se torna essencial.

Para além da estética, as dimensões físicas do trabalho também entram como um importante fator de avaliação. A finalidade da compra determina os limites das proporções físicas da obra e, como o contato é virtual, a plataforma disponibiliza as medidas e o recurso de ver cada obra na proporção em relação a uma pessoa e uma parede. Para essa e outras dúvidas o marketplace da ARTSOUL abre o espaço para que o comprador entre em contato com o autor da obra ou com a galeria responsável pela representação do trabalho, além da equipe de assessoria da própria plataforma que está disponível para responder às possíveis informações adicionais que permeiam o interesse de compra.

Ainda que o preço das obras se torne muitas vezes um empecilho para um investidor iniciante, não se pode pensar que grandes obras só serão adquiridas com alto orçamento. Os preços são muito variáveis e algumas gravuras, por exemplo, podem ser uma ótima cartada para iniciar a coleção. Como um estilo técnico que inclui certa quantidade de reprodução, o valor se torna menor e é possível ainda adquirir originais de grandes artistas. Para técnicas mistas, a seleção de Múltiplos Artsoul foi criada pensando na acessibilidade no valor de venda e convida artistas para produzir obras exclusivas com diferentes estéticas e aproximar artistas e colecionadores.

MONTE A SUA GALERIA

O processo de filtro leva diretamente ao processo de selecionar as favoritas. A plataforma incentiva que seja criada a Minha Galeria, um recurso para reunião de todos os trabalhos que foram significativos durante o seu período de busca. Aqui, a sua coleção já começa a tomar forma com a curadoria de trabalhos que manifestará a gama de conhecimento apurado, definindo o seu repertório pessoal.

FAÇA RELAÇÕES

Depois de todos esses processos, ainda é importante pontuar que focar apenas nas características físicas e simbólicas do trabalho, dará uma noção limitada da representatividade daquela manifestação. A carreira do artista, o repertório da galeria que o representa e, ainda, a posição que a obra do artista ocupa dentro do circuito especializado são fatores que determinam os valores de mercado atribuídos à produção daquele determinado artista. Ou seja, é preciso entender o que permeia aquela obra, acompanhar as ações do artista, as premiações, eventos nacionais e internacionais que participou, as entrevistas e a influência que ele exerce. Todos esses debates enriquecem as ferramentas pessoais para conclusão de boas compras. Pensando nisso, a Artsoul alimenta as páginas dos artistas, da revista e da agenda com informações sobre as novidades do mercado, além de movimentos mais importantes da história da arte. O marketplace online permite um diálogo direto com a equipe para mais informações conceituais ou físicas de acordo com o seu interesse.

Artigos, matérias e novidades do mundo da arte na Revista da Artsoul – Imagem: Marketplace Artsoul

O mercado de arte requer atenção, ponderação e, principalmente, desenvolvimento na percepção sensível. É preciso escutar os profissionais e adentrar aos poucos na discussão que no espaço físico pode ser tão intimidadora mas no espaço online se torna um processo mais individual ao pesquisar e entrar em contato com a equipe da plataforma para dúvidas e sugestões. Seja para investimento financeiro ou interesse pessoal e conceitual, o marketplace da ARTSOUL surge nesse interim com todos os recursos para viabilizar o acesso individual de cada apreciador que passa a criar seu espaço dentro do mercado especializado de arte contemporânea.

Victoria Louise é crítica e produtora cultural, formada em Crítica e Curadoria e Gestão Cultural pela PUC-SP

____________________

Gostou deste texto? Leia também:
84% das entrevistadas afirmam que comprariam obras de arte por meio de plataformas digitais

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial