84% das entrevistadas afirmam que comprariam obras de arte por meio de plataformas digitais.

3 minutos para ler

Estudo trouxe percepções sobre o mercado de arte durante o isolamento social

São Paulo, Junho 2020O Novo “normal” do luxo: moda e arte, é o mais recente estudo realizado pelo Instituto Qualibest em parceria com o Artsoul e Back in B. O estudo inédito abordou a percepção de mulheres de alta renda, em São Paulo, sobre o consumo de arte durante o isolamento social provocado pela pandemia do COVID-19.

Alguns pontos analisados trouxeram informações que contribuem com o entendimento do comportamento dessas consumidoras, como o fato de que entre as mulheres de alta renda, 40% consumiu arte recentemente, as compras aconteceram com maior frequência pessoalmente (em galerias ou feiras de arte) e diretamente com o artista; para estas, apesar de não ter tido experiência com compra online, o digital não é uma barreira e apenas 16% não compraria de uma plataforma digital.

Cerca de quatro entre dez consumidoras de arte acompanham exposições e visitam galerias com frequência. Essa ação, hoje impossibilitada pelo isolamento social, traz novos desafios para manter o mercado de arte ativo, o digital se torna imprescindível para que a comunicação entre clientes e galerias aconteça, para as entrevistadas isso não é um problema, mas apresentam algumas preferencias dentro desse sistema.

Obras de Artistas já conhecidos por elas detém preferência de escolha (81%) e poder experimentar a obra em casa, é a experiência ideal desejada por estas mulheres para a compra online de obras de arte.

Obras de menor valor são as mais atrativas para compras online (73% comprariam obras de até 2 mil reais). A renda familiar das respondentes foi bastante impactada durante o período de isolamento, e a expectativa é que ainda diminua significativamente após a quarentena comparado a renda antes do COVID-19; com este cenário, nota-se atualmente uma postura conservadora em relação aos gastos de modo geral.

Metodologia

A pesquisa analisou as percepções de 405 mulheres de alta renda entre 19 e 65 anos em maio de 2020 em São Paulo – SP. A metodologia usada foi o Estudo Quantitativo Online, questionário de autopreenchimento, estruturado via WEB, para um mailing de mulheres de alta renda.

Essa pesquisa foi fruto da parceria entre ARTSOUL – Marketplace de arte contemporânea. BACK IN B – Consultoria de negócios de moda e varejo. E o INSTITUTO QUALIBEST, empresa pioneira e referência na pesquisa de mercado digital.

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial