ARTIGO DA FGV INVEST TRAÇA ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA ENTENDER O MERCADO DE ARTE 

2 minutos para ler

Artigo recém lançado aponta de forma simples e objetiva as assimetrias no setor 

Na última quinta-feira (03) o artigo “O mercado de arte sob a ótica de um economista” foi lançado pela FGV Invest, o Centro de Estudos da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. As autoras, Denise Menconi e Maria Luiza Hama, são pesquisadoras do grupo de Economia do Mercado da Arte, em atividade na instituição desde 2016.  

Saiba mais sobre a FGV Invest e o grupo de Estudos de Mercado da Arte aqui

O argumento central é a falta de dados e assimetrias informacionais no mercado de arte, lacuna que pode resultar em redução do tamanho potencial desse setor. Aspectos como as razões da precificação de obras e a relação do campo das artes plásticas com o de outros ativos financeiros também é levada em consideração por Menconi e Hama. 

O artigo se enquadra na categoria Short Studies Series, na qual se constroem artigos curtos e de leitura rápida para disseminar pesquisas elaboradas no campo de investimentos e áreas correlatas, a fim de estimular o debate entre pesquisadores. 

O artigo é derivado da tese de mestrado de Denise Menconi publicada em 2021 que, dentre outros objetivos, já investigava o papel das informações assimétricas na estrutura do mercado de arte. Para profissionais do mundo da arte, a perspectiva econômica sobre o mercado é fundamental para ampliar o entendimento acerca da circulação de obras de arte no país e no mundo.


Leia o artigo: FGV INVEST Short Studies Series | O mercado de arte sob a ótica de um economista – Denise Menconi e Maria Luiza Hama

Victoria Louise é crítica e produtora cultural, formada em Crítica e Curadoria e Gestão Cultural pela PUC-SP.

Gostou desta matéria? Leia também:

Lançamento de livro explora as lacunas do centenário da Semana de Arte Moderna

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial