É novidade deste ano a união dos campos da arte e moda, destacada nas programações deste primeiro semestre das instituições de arte. Em museus, galerias e espaços independentes, o debate se desdobra em cursos e exposições. Os três destaques para acompanhar essa tendência são as exposições promovidas pelo Farol Santander em São Paulo e a Japan House e o curso da plataforma HighLow.
A moda enquanto um fazer criativo é a tônica na exposição do Farol Santander em São Paulo. Em “A arte da moda – histórias criativas”, a relação se constrói a partir dos interesses em comum entre esses dois campos e investiga como a moda exerceu influência nas personalidades da arte ao longo da história. A mostra, em cartaz até dia 04 de abril, adota uma linha histórica e cronológica dos eventos a partir do século XX e analisa o contexto Brasil – Europa, especificamente a França.
Já a exposição “O fabuloso universo de Tomo Koizumi” traz o próprio designer de moda enquanto artista contemporâneo. A mostra terá inauguração em março deste ano e é um projeto itinerante elaborado pela Japan House de São Paulo. O primeiro destino será a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre e é marco da abertura do Departamento de Design, Moda e Arquitetura da Fundação. A curadoria traz a trajetória de Tomo Koizumi, artista japonês em evidência no universo da cultura visual contemporânea.
A arte é um campo de estudo em permanente revisão e expansão. Pensar em fronteiras demarcadas pode ser uma prática que restringe a complexa experiência do fazer artístico. Bem como a arquitetura, o design ou a gastronomia, a moda caminha junto com as manifestações artísticas e essa relação pode ser pensada não apenas como áreas de pesquisa individuais, mas como vertentes de um grande campo criativo. A criação é o norte da produção.
Para entender as nuances desse diálogo, a programação do curso do podcast HighLow trará relevantes reflexões. “Arte & Moda: encontros e desencontros de dois campos criativos”, acontecerá neste sábado, 27 de fevereiro e aponta para essa nova onda de intersecção da moda e da arte, sem esquecer de traçar um histórico caminho de separação e divergência dessas práticas nos séculos passados.
SERVIÇO
Fundação Iberê Camargo
Exposição “O fabuloso universo de Tomo Koizumi”
Período: 19 de março
Av. Padre Cacique, 2000 – Porto Alegre RS
Visitação sob agendamento, de sexta a domingo, das 14h às 18h.
Serviço:
Farol Santander
Exposição “A arte da moda – histórias criativas”
Rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo – SP
de 22.01.21 até 04.04.21
Terça a domingo das 10h às 20h
19° e 20º andar
Serviço:
Podcast HighLow
Arte e Moda: Encontros e Desencontros de dois campos criativos
Data: 27 de fevereiro de 2021 às 10h
Acesso: Videoconferência via Sympla Streaming
Venda: Site High Low Podcast
Victoria Louise é redatora da ArtSoul formada pela PUC-SP em Arte: História, Crítica e Curadoria e Gestão Cultural