Blog que conecta você ao mundo da arte contemporânea.
  • OBRAS DE ARTE
    • Obras
    • Artistas
    • Seleções temáticas
  • PEÇAS DE DESIGN
    • Peças
    • Designers
    • Seleções temáticas
  • REVISTA
  • AGENDA

A mostra que reúne Picasso e artistas brasileiros em uma casa de Niemeyer

Publicado por Victoria Louise em 17/11/2022
Categorias
  • Exposições
  • Notícias
Tags
  • arte
  • arte contemporânea
  • artistas
  • casa de niemeyer
  • entrevista
  • história da arte
  • niemeyer
  • obra de arte
  • obra de niemeyer
  • oscar niemeyer
  • picasso
Avaliar post

Filipe de Almeida Assis, art advisor e idealizador da plataforma ABERTO, conta sobre projeto que propõe diálogo entre arte, arquitetura e design

O público brasileiro já presenciou encontros entre as artes visuais e os projetos do icônico e internacionalmente reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer. A Igreja de São Francisco de Assis na Lagoa da Pampulha, que recebe obras de Candido Portinari, ou o próprio Museu de Arte Contemporânea de Niterói são bons exemplos. 

Contudo, São Paulo presencia agora um dos mais intimistas e inovadores projetos realizados em um edifício ou casa assinada por Niemeyer. Trata-se da ocupação da última residência projetada pelo arquiteto que restou na capital paulistana. 

  • Área externa da casa. Foto: Leonardo Finotti/divulgação. 
  • Filipe de Almeida Assis, Cláudia Moreira Salles e Lissa Carmona. Foto: Ding Musa.

ABERTO/01 é o nome da mostra que inaugura uma plataforma idealizada pelo art advisor Filipe de Almeida Assis, que possui experiência internacional e pretende ampliar diálogos entre a arte brasileira e internacional a partir de contextos únicos, como este em questão. 

“A ideia da ABERTO é abrir lugares que normalmente são fechados para o público – como essa casa do Niemeyer que existe desde 1974, mas nunca foi aberta -, e trazer para dentro dela obras importantes, tanto da produção brasileira quanto da produção internacional”, afirma Filipe a respeito dos princípios do projeto.

Conjunto de nus na mostra ABERTO/01. Foto: Ding Musa. 
Conjunto de nus na mostra ABERTO/01. Foto: Ding Musa. 

Para realizar o primeiro ato da plataforma ABERTO, Filipe convidou a designer Claudia Moreira Salles, que cuidou de toda a expografia com Gabriel Bueno. Além da expografia, Claudia também desenvolveu novos cavaletes para a mostra, que em breve serão vendidos pela loja Etel com o apoio de Lissa Carmona.A curadoria da mostra contou com o trabalho de Filipe, Cláudia e Kiki Mazzucchelli, curadora e crítica independente paulistana. 

O projeto foi realizado em 45 dias, o que por si só foi um grande desafio para seus organizadores. Além disso, a laje e as paredes não puderam ser furadas, o que implicou na criação de um novo sistema de expografia e iluminação que não modificasse a arquitetura. 

Vista da mostra ABERTO/01. Foto: Ding Musa.
Vista da mostra ABERTO/01. Foto: Ding Musa. 

Mulher Nua Sentada, pintura de Pablo Picasso de 1901, é um dos destaques da mostra, que dialoga com um conjunto de nus de outros artistas icônicos como Renoir, Klimt, Louise Bourgeois, Botero, entre outros.  Esta é a primeira aparição pública da obra desde que foi restituída à família do marchand judeu-alemão Alfred Flechtheim, após ser pilhada por nazistas na década de 1930. 

Mulher Nua Sentada (1901), de Pablo Picasso. Foto: Divulgação.
Mulher Nua Sentada (1901), de Pablo Picasso. Foto: Ding Musa.

“Temos obras historicamente importantes, como a própria tela do Niemeyer, que é uma de duas que ele pintou na vida. O estudo para o afresco do Dom Bosco no Itamarati, o estudo pro altar da igreja de São Francisco de Assis da Pampulha“, menciona o art advisor.

Para Filipe, a obra do arquiteto que projetou a casa que sedia o projeto é um dos destaques por sua atemporalidade: “Niemeyer pintou essa obra em 1964 quando estava em Paris, após escutar sobre o golpe militar. Ele pintou as colunas do Palácio da Alvorada como ruínas, tanto que o título da obra é Ruínas de Brasília. Essa obra é um destaque porque ela era atual em 1964, é uma obra atual hoje, e é uma obra que vai ser atual durante muitos anos”.

Oscar Niemeyer. Ruínas de Brasília, 1964. Imagem: divulgação. 
Oscar Niemeyer. Ruínas de Brasília, 1964. Imagem: divulgação. 

Para além da exposição de grandes mestres, a plataforma também se afirma como um lugar para novos artistas se destacarem. Para Filipe, a pluralidade nos diálogos é o que enriquece o projeto: “É abrir diálogos entre arte, arquitetura e design, entre arte moderna e contemporânea, artistas jovens e mais consagrados”. 

Já na sua primeira edição, o projeto demonstrou seus diferenciais e os próximos passos podem ampliar ainda mais a atuação da nova plataforma: “Gostaria de internacionalizar a ABERTO, abrindo mais esse diálogo da arte brasileira contemporânea – e até mesmo moderna – com com artistas locais de onde ela for acontecer”, afirma Filipe.

Diogo Barros é curador, arte educador e crítico, formado em História da Arte, Crítica e Curadoria pela PUC SP.

Gostou desta matéria? Leia também:

As múltiplas faces da fotografia

Compartilhar

Artigos Relacionados

30/04/2025

Para inspirar: o que aprender com os destaques do Salone del Mobile 2025


Leia mais
14/03/2025

Inauguração de prédio do MASP conta com cinco novas exposições


Leia mais
08/01/2025

O que esperar dos museus em 2025? Confira a programação das principais instituições brasileiras no próximo ano


Leia mais

1 Comment

  1. Alice Strauch disse:
    27/11/2022 às 10:17 am

    Parabéns pelo recuperação desta casa que em breve vou visitar.Nosso patrimônio deve ser sempre divulgado com pessoas empreendedoras com vocês

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Arte no mundo
  • Artistas
  • Design
  • Dicas
  • Entrevista
  • Exclusivo
  • Exposições
  • Galerias adentro
  • Geral
  • Livros
  • Mercado de Arte
  • Notícias
  • Perfil Artsoul

Inscreva-se na Newsletter

Preencha o formulário abaixo para se inscrever em nossa Newsletter e receber as últimas atualizações.
Ao se cadastrar você aceita nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Blog dedicado à publicação de notícias sobre arte contemporânea, assim como informações sobre o mercado, artistas e movimentos artísticos no geral.

CATEGORIAS

  • Arte no mundo
  • Artistas
  • Design
  • Dicas
  • Entrevista
  • Exclusivo
  • Exposições
  • Galerias adentro
  • Livros
  • Mercado de Arte
  • Notícias
  • Perfil Artsoul
  • Geral

ENTRE EM CONTATO

Horário de atendimento:
De Segunda a Sexta, das 10h às 17h

(11) 9 7283-9009

contato@artsoul.com.br

Artsoul 2023 © Todos os direitor Reservados
  • Desenvolvido por: Flaubert Dev