Estúdio Campana surpreende com nova instalação artística em edifício residencial de São Paulo. Inaugurado no dia 11 de maio, a peça é a segunda obra dos irmãos Campana a ocupar um ambiente residencial.
O Estúdio Campana é um atelier fundado em 1984 pelos irmãos Fernando (1961-2022) e Humberto (1953) Campana. Reconhecidos como arquitetos icônicos e importantes profissionais do design, seus trabalhos são profundamente enraizados na cultura e nas tradições brasileiras. A dupla transforma materiais do cotidiano em peças nobres com abundância de cores e misturas criativas e são reconhecidos internacionalmente há décadas por seu design de mobiliário e peças intrigantes.
Desde o início do século trabalham em colaboração com diversas marcas e indústrias combinando artesanato, práticas sustentáveis de produção e tecnologia avançada produzindo edições limitadas que fazem parte de acervos permanentes de instituições culturais renomadas ao redor do mundo.
Contudo, dessa vez, o trabalho ocupa a JFL125 Living, um condomínio residencial de alto padrão que busca oferecer um design moderno, acabamentos sofisticados e grande foco na infraestrutura para atender as mais diversas necessidades dos moradores que garantem uma melhor qualidade de vida, visando as áreas de lazer e convivência.
A partir de uma colagem de Fernando Campana, foi elaborado o painel de 1.800 azulejos que forma uma paisagem devaneante com mais de 6 metros quadrados de área que integra plantas carnívoras.
Em entrevista para a Gazeta do Povo, Humberto Campana revela: “É um grande desafio fazer projetos de grande escala e com alto alcance de público, especialmente em centros urbanos como São Paulo, pois as pessoas terão a chance de interagir com nosso trabalho diariamente, e de formas diferentes, conforme seu ritmo de vida. Um mural com uma temática surreal, contemporânea, executada de forma tão artesanal e de caráter permanente, é algo raro atualmente”.
O trabalho evidencia a habilidade dos Campana em combinar tradição e contemporaneidade ao resgatar características do período colonial de forma inovadora. A obra se completa com três balanços no ambiente que convidam o público a desfrutar da pausa e da contemplação na agitada cidade de São Paulo. É possível pelo site agendar uma visita para conhecer o espaço que fica localizado na Avenida Rebouças, 3084 no bairro de Pinheiros.
Giovanna Gregório é graduanda em Arte: História, Critica e Curadoria pela PUC-SP. Pesquisadora e crítica independente.
Leia também:
EDIDA BR destaca os principais nomes da produção nacional no setor de design