O objetivo do evento é gerar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas relacionadas à economia do mercado da arte
A Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) está com a chamada de trabalhos aberta para o I Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte que acontecerá em 21 de setembro de 2023 em São Paulo.
O objetivo do evento é gerar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas relacionadas à economia do mercado da arte.
Economia da Arte e FGV Invest
A Economia da Arte, conhecida em inglês como ArtEconomics, pertence ao campo da Economia da Cultura e, desde a década de 80, estuda os dados econômicos na criação, distribuição e consumo de obras de arte, de literatura e de produtos criativos similares.
Analisa também o comportamento dos produtores, compradores, governos, distribuidores, investidores e demais agentes do mercado da arte, bem como a inclusão dessa classe de ativos em carteiras de investimento diversificadas. Para isso, a Economia da Arte utiliza análises econômicas e econométricas. O estudo do mercado da arte não deve ser confundido com o estudo da Indústria Cultural que inclui também, entre outros, cinema, televisão e publicações massivas em geral.
O Grupo de Estudos de Economia do Mercado da Arte do FGV Invest se reúne desde 2016 no Centro FGV Invest da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) com o objetivo de examinar textos acadêmicos, livros, relatórios e publicações com foco no tema, assim como o papel da estética e das artes na economia. O grupo de estudos conta com participantes provenientes de diferentes pontos de circulação e informação do mercado da arte como pesquisadores, colecionadores interessados em geral e principalmente, professores e alunos da FGV (bacharelandos, mestrandos e doutorandos).
Instruções para Submissão do Resumo do Trabalho
Os autores devem enviar um resumo de seu trabalho empírico ou teórico, em formato word ou PDF, com o Curriculum Vitae, para o e-mail seminariofgvinvest@fgv.br até a data de 30/06/2023 às 23h59.
O resumo do trabalho não deve ultrapassar 1.000 palavras e sua estrutura deve incluir o objetivo, a metodologia e os principais resultados obtidos ou esperados.
O resumo deve incluir, também: título, nome(s) e sobrenome(s) do(s) autor(es), instituição relacionada (Universidade, Instituto, Centro de Investigação, organismo público ou privado, etc.), endereço, cidade, país, e-mail e tema em que a pesquisa está inserida.
O resumo pode ser escrito em português ou inglês (idiomas válidos também para a apresentação do trabalho durante o evento, que poderá ser feita também em espanhol).
Todos os resumos serão submetidos a um rigoroso processo de revisão por pares para garantir a mais alta qualidade e relevância para o tema do seminário.
A notificação dos resumos aprovados será feita via e-mail, para o autor principal do artigo, até 30/07/2023.
Instruções para Submissão do Trabalho Final
Os trabalhos finais devem ser de autoria própria ou coletiva, originais e recentes, em WORD ou PDF. O texto não deve exceder 10.000 palavras incluindo referências, figuras e tabelas e devem seguir os padrões da ABNT, com fonte Arial 12 e espaçamento 1,5.
Os trabalhos finais deverão ser submetidos para o e-mail seminariofgvinvest@fgv.br até 30/08/2023, juntamente com a apresentação em PPT para o evento acadêmico. A apresentação em PPT poderá ser alterada e reenviada em data mais próxima à do evento.
Prazos
Submissão de resumos em Word ou PDF: até 30/06/2023
Notificação de trabalhos aceitos: até 30/07/2023
Submissão dos trabalhos concluídos em Word ou PDF: até 30/08/2023
Submissão das apresentações em Powerpoint: até 30/08/2023
Seminário: 21 de setembro de 2023
Inscrições para assistir ao evento: 01/06/2023 a 30/08/2023
Tópicos possíveis (não limitados a estes)
O papel da arte como classe de ativos em carteira de investimentos diversificada
Economia comportamental aplicada ao mercado de arte
Análise de fatos e números do mercado da arte
O impacto de incentivos políticos e econômicos na inovação artística, mercado e instituições
O direito como criador de possibilidades e fomento do mercado de arte
A dinâmica dos mercados de arte, incluindo preços, leilões e investimentos
O papel das instituições culturais na promoção do mercado da arte e do patrimônio cultural
O valor social e econômico da arte, incluindo sua contribuição para o bem-estar humano, o desenvolvimento da comunidade e a justiça social
Os desafios e oportunidades da digitalização e globalização para a arte e seus mercados
A relação econômica entre a arte e outras indústrias
A relação entre os mercados de arte e a evolução da história da arte
O impacto dos aspectos socioeconômicos e dos fatores institucionais nas inovações artísticas
Oferta e demanda de arte em diferentes períodos e locais
A precificação da arte e a carreira dos artistas
Falhas de mercado na economia da arte: competição imperfeita, informação assimétrica, externalidades e/ou bens públicos
Precificação da arte e eficiência informacional
Impacto das leis e normas no mercado da arte
A economia da criação de arte, negociação de arte e coleção de arte
Aspectos financeiros e contratuais entre artistas e mecenas
Abordagens quantitativas para questões históricas da arte
Aspectos locais ou regionais no desenvolvimento e estrutura do mercado da arte brasileiro
Finanças na arte
Impacto da autenticidade no valor da obra de arte
Financiamento de museus e instituições artísticas
Efeitos da globalização no mercado brasileiro de arte
Desenvolvimento de mercado, internacionalização e exportações de arte brasileira
Agentes do mercado da arte, o sistema e o mercado da arte brasileiro
Impacto de crises econômicas, políticas e sanitárias no mercado da arte
Ana Luiza Vieira Santos Ana Paula Moreno Denise Menconi Jairo Laser Procianoy José Vidal Bellinetti Katya Hochleitner Laura Brunello Martin Rahal Paulo Sergio Tenani Thierry Chemall