O momento mais esperado do setor de design ganhou corpo na última semana de abril de 2023 com a Semana de Design em Milão. Composta por uma programação extensa, o Salone del Mobile.Milano – o Salão de Mobiliário de Milão; o FuoriSalone – a programação paralela que se espalha por toda a cidade com instalações, exposições e palestras; e a Euroluce, exposição bienal voltada para iluminação, trouxeram as principais tendências e novidades da área.
O Salone del Mobile é a feira principal que acontece na Fiera Milano, no distrito de Rho, em uma área de 170.308 m², com curadoria do arquiteto Beppe Finessi, em colaboração com os estúdios Formafantasma e Lombardini22.
Segundo Maria Porro, presidente do Salone del Mobile, a campanha de comunicação deste ano gira em torno da pergunta “Do You Speak Design?” (em tradução para o português, “você fala a língua do design?”). Ela acredita que design é uma linguagem internacional, e o objetivo é ajudar todo mundo a se aproximar do design. Esta ação incluiu a criação do podcast homônimo com entrevista de alguns designers da edição.
A 61ª edição do Salão foi composta por mobiliário, iluminação, eletrodomésticos, cozinha, banheiro, área externa e espaço de trabalho com mais de 2 mil marcas expositoras.
Já o FuoriSalone, trouxe o tema “Laboratório Futuro” que sugere a ideia de um espaço de experimentação e tentativa de pensar o futuro a partir da singularidade do tempo em que vivemos, ou seja, a partir da experiência recente com a crise sanitária, a crise ambiental, o aumento de preços de matéria prima e as agendas políticas e econômicas mundiais, por exemplo.
Segundo a produção do evento, “O relógio climático nos lembra que é preciso alavancar nossos hábitos individuais e coletivos para um maior impacto em larga escala, de forma a evitar danos climáticos irreversíveis”. O Laboratório seria então esse “método de trabalho compartilhado, como forma de construir soluções no presente para nos permitir um futuro que de outra forma poderia se tornar uma miragem”.
A sustentabilidade aparece no evento não só como ideia de debate, em que se propõe pensar a economia circular, o design sustentável, a reutilização de materiais e método de produção, mas como princípio de operação. O Salone Del Mobile, por exemplo, aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas – a principal iniciativa global de sustentabilidade empresarial – e está em busca da certificação ISO 20121 – para gestão sustentável de eventos.
A presença brasileira foi marcante no Salone del Mobile com nove marcas convidadas pelo Projeto Brazilian Furniture – iniciativa da ABIMÓVEL e APEX -, além das marcas, designers e fabricantes brasileiros presentes no FuoriSalone.
Na coleção da By Kamy, o destaque foi a tapeçaria Gente do Morro que reproduz a pintura de 1951 de um dos artistas mais importantes da história da arte brasileira. A peça de 2,06 x 1,38m é tecida predominantemente à mão em um processo de produção que pode demorar até cinco meses.
Em outras edições do Salone, a marca trouxe outras peças de Di Cavalcanti, como a reprodução de “Mulheres à Beira do Rio” e “Mulata e Casario”, além de já ter trabalhado com obras de outros artistas como Tarsila do Amaral e Regina Silveira.
A marca também trouxe para a 61ª edição do evento a coleção By Kamy Verde, como é chamada a linha da marca com fábrica própria na qual toda a produção reaproveita materiais.
O litoral brasileiro foi homenageado na parceria inédita entre a marca Geo Luz & Cerâmica e o arquiteto Maurício Arruda.
A coleção Litoral é composta por cinco modelos de luminárias com nomes de algumas das cidades mais famosas do litoral brasileiro: Guarujá, Santos, Paraty, Búzios e Guaratuba. Inspirada no mobiliário dos anos 80, a equipe elaborou peças com base em cerâmica e cúpula em tecido de linho. O material e as cores que compõem as peças trazem um ambiente acolhedor e confortável, aliado ao formato único de cada peça que, por ser artesanal, nunca é igual à outra.
“Uma coleção com formas orgânicas, visuais impactantes e forte apelo tátil, graças à qualidade e textura da cerâmica feita em diferentes tonalidades e dos abajures de tecido da mesma tonalidade“, afirma o designer Maurício D’Ávila, fundador e diretor da Geo Luz & Cerâmica.
O artista plástico Alê Jordão participa do evento com a instalação “Carnaval”, montada na exposição “Homenagem a Carlo Mollino”, pelo quinquagésimo aniversário da morte do grande arquiteto de Turim (1905 – 1973).
Com uma marcante estrutura de neon – característica do artista – em que se lê as palavras “Sexy Pink”, a obra é um arco com 1m de largura e 2,20cm de altura em ferro pintado de rosa. A inspiração, o artista conta, foram os efeitos de iluminação lúdicos e coloridos desenhados pelo arquiteto homenageado.
Além dos destaques acima, o evento contou com lançamentos de outras marcas. Lovato, em parceria com o design Guto Índio da Costa – irmão da galerista Gaby Índio da Costa – exploraram aspectos da flora e fauna brasileira na coleção Traço&Trama.
O designer Lucas Caramés participou pela primeira vez do evento e trouxe a mesa Fachadas, inspirado nas edificações modernistas brasileiras, em Brasília, em que a geometria e a exatidão se fazem presentes.
A ETEL, referência no design nacional, trouxe uma nova coleção de móveis em colaboração com o arquiteto Arthur Casas, que incluem mesa de centro e de canto e três luminárias.
Com o aumento de 15% de visitação em relação ao ano anterior, expositores de cerca de 37 países diferentes e 65% dos compradores vindos do exterior como China e Alemanha, o Salão de Móveis de Milão atesta a relevância do setor de design na economia criativa internacional.
Victoria Louise é jornalista, formada em Crítica e Curadoria da Arte pela PUC-SP.
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