O Museu de Arte Moderna de São Paulo recebeu em março a doação de uma obra de Sérgio Milliet (1898 – 1966), grande incentivador do museu em seus anos iniciais e figura importante para o modernismo brasileiro. A pintura foi doada por Maria Lúcia de Araújo Cintra e está exibida na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida até maio.
Sem título (autorretrato) é um trabalho com características singulares: produzido em óleo sobre madeira, ele apresenta dois autorretratos distintos e com acabamentos diferentes, um na frente e outro no verso do suporte. Na biblioteca do MAM, onde o quadro é exposto, está disponível para a consulta do público, ainda, o catálogo da mostra “Homenagem a Sérgio Milliet”, realizada pelo museu no ano de 1969. Na época, a exposição reuniu uma série de obras do artista que estavam espalhadas por coleções de seus amigos. O catálogo tem textos de José Geraldo Vieira (1987 – 1977) e Quirino da Silva (1897 – 1981).
Como explica Cauê Alves, curador-chefe do museu, Sérgio Milliet foi um personagem extremamente importante para a fundação do MAM São Paulo, no final da década de 1940. O pintor, escritor, crítico de arte, tradutor e sociólogo atuou de maneira decisiva em toda a fase inicial da instituição. Dessa forma, exibir a nova aquisição do acervo junto aos textos que homenageiam o artista significa valorizar não apenas sua trajetória na arte brasileira, como a própria imagem do museu.
Para Alves, “o autorretrato que acaba de entrar para a coleção do MAM, complementa as outras seis pinturas do artista já presentes no acervo que vieram da coleção Tamagni, fundamental na segunda fase do museu. Essa obra, em especial, tem a particularidade de trazer um esboço, uma pintura inacabada no verso, e a sua realização completa na frente, o que permite que a gente conheça um pouco do seu processo de trabalho”.
A pintura permanece em exibição na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida até o dia 12 de maio. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h30. Os ingressos podem ser retirados através do site ou da bilheteria física e custam R$30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.
Gostou desta matéria? Leia também:
MASP apresenta primeira exposição individual do artista Francis Bacon no Brasil