INSTALAÇÃO PÓSTUMA DOS ARTISTAS CHRISTO E JEANNE-CLAUDE NO ARCO DO TRIUNFO COMEÇA A SER MONTADA

3 minutos para ler

O projeto monumental dos artistas Christo e Jeanne-Claude será realizado no Arco do Triunfo em Paris nos próximos dias depois de 60 anos de planejamento.

A montagem está sendo dirigida pelo sobrinho do artista, Vladimir Yavachev com apoio do Centro de Monumentos Nacionais e é o primeiro projeto continuado após a morte de Christo.

A instalação implica a cobertura total da construção do Arco do Triunfo que tem 50 metros de altura. Para tanto, serão utilizados 25 mil metros² de tecido reciclável prata e azul e 3km de corda vermelha. Para proteger as esculturas do monumento, foram pensadas estruturas de aço que circundam as obras para evitar danos. 


Trabalhadores usam guindaste para construir estrutura de aço que protege esculturas do monumento. Fonte: The Art News Paper; Foto: © Wolfgang Volz

Este não é o primeiro projeto monumental com tecido que a dupla de artistas já elaborou. Obras como a da Ponte Neuf em Paris, ou Reichstag em Berlim, também envolvia a cobertura total da estrutura em tecido. Em 2014, um dos seus monumentos mais famosos foi montado na Itália: os piers flutuantes sobre a superfície do Rio Iseo que conectavam as comunas italianas de Monte Isola, Sulzano e Ilha de San Paolo pela água.

Christo e Jeanne-Claude pensaram a instalação no Arco do Triunfo em 1961, ficando arquivado até 2017 quando Christo, já após o falecimento de Jeanne-Claude, se debruçou novamente no projeto. Foi aprovado em 2019 pelas autoridades de Paris e o Centro de Monumentos Nacionais com previsão de execução para abril de 2020. Em razão da pandemia foi adiado e em maio do mesmo ano, o artista faleceu.


Christo em seu ateliê ao lado do desenho de seu projeto no Arco do Triunfo. Fonte: The Art News Paper; Foto: © Wolfgang Volz

O trabalho em questão, “L’Arc de Triomphe, Wrapped”, teve financiamento direto de vendas de obras, rascunhos, projetos, mapas, plantas, fotografias e amostras em tecido do artista feitos em Nova York de 2017 a 2020. O acesso ao público, como todos os outros projetos, tem visitação gratuita e duração curta de apenas duas semanas.

A intervenção no espaço público é o mote das principais obras de Christo, que buscava estimular o olhar dos visitantes para lugares e construções já tão comuns ao olhar. Suas criações têm a intenção de se relacionar diretamente com a vida e o cotidiano das pessoas, transformando a maneira como elas interagem e observam o seu redor.

A transmissão ao vivo da instalação já está disponível no Canal do Youtube dos artistas e tem abertura prevista para o próximo 18 de setembro. 

________________________

Victoria Louise é crítica e produtora cultural, formada em Crítica e Curadoria e Gestão Cultural pela PUC-SP

________________________

Gostou desta matéria? Leia também:

A INTERAÇÃO COM O ESPAÇO URBANO NA OBRA DE CHRISTO

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Um comentário em “INSTALAÇÃO PÓSTUMA DOS ARTISTAS CHRISTO E JEANNE-CLAUDE NO ARCO DO TRIUNFO COMEÇA A SER MONTADA

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial