Histórias reais de grandes artistas

3 minutos para ler

Confira três filmes que contam as histórias reais de grandes artistas

Um dos comportamentos que se viu potencializado nessa quarentena foi assistir ao streaming de vídeo sob demanda, em serviços como Netflix e Youtube. Não é para menos! Nada mais seguro do que ficar no conforto de casa vendo uma nova produção ou redescobrindo clássicos. Nesse contexto, a arte plástica também é um dos grandes pilares de inspiração do cinema como um todo, como você confere nas sugestões abaixo. Histórias reais, atuais ou não, constroem enredos emocionantes que valem a pena.

historia de artistas

Maudie: Sua Vida E Sua Arte” traz as cores da canadense Maud Lewis de uma maneira delicada e, ao mesmo tempo, intensa. A artista morreu nos anos 70, após uma vida com o desafio de pintar enquanto sua artrite reumatoide avançava. Com atuação de Sally Hawkins e Ethan Hawke, a produção ganhou diversos prêmios.

O longa mostra os muitos dramas familiares com o irmão e a tia da artista, além das idas e vindas com o marido, Everett Lewis, e a casa onde dividiram anos de vida. Hoje, o espaço foi restaurado como Maud Lewis Gallery , na Art Gallery of Nova Scotia – que conseguiu o feito com apoio de investidores privados e do Department of Canadian Heritage.

The Proposal – não confunda com o filme da Sandra Bullock que leva o mesmo nome – é um documentário desenvolvido pela Oscilloscope Laboratories, com fotografia impecável e proposta ousada. A artista e escritora Jill Magic assume uma empreitada quando decide desvendar o trabalho do mexicano Luís Barragán, “o artista entre os arquitetos”.

Suas obras foram trancadas em um bunker suíço após sua morte, em 1988. Arquiteto e engenheiro, a veia artística de Barragán acabou se destacando na carreira, o que o fez autor de um importante legado para o mundo. O grande trunfo de Jill foi conseguir as cinzas do arquiteto convertidas em um anel de diamante artificial, para usá-lo como moeda de troca no acesso à obra. A busca por revelar o tesouro escondido não será nada fácil, como você confere no filme que traz à tona questionamentos, mistério e, claro,  a proposta. 

Prepare a pipoca e boa sessão!

Carol Tavares é jornalista , especializada em marketing digital com foco em cultura é co-fundadora da Associação Brasil Auê, que apóia artistas brasileiros em Barcelona.

Gostou desse texto ? Leia também :
10 Filmes sobre Arte

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial