10 Filmes sobre arte

9 minutos para ler

ArtSoul preparou uma lista de sugestões de 10 filmes sobre arte que abordam grandes artistas modernos e contemporâneos.

No Portal da Eternidade – Prime Video

Uma imagem contendo ao ar livre, homem, em pé, frente

Descrição gerada automaticamente

No Portal da Eternidade faz um panorama da vida de Van Gogh e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator. O diretor vencedor de Cannes Julian Schnabel traz à vida um olhar ao mundo interior de Vincent Van Gogh. Protagonizado pelo indicado ao Oscar Willem Dafoe, o filme parte da correspondência do artista para imaginar seus últimos dias de vida.

Sinopse: O ano é 1888, quando Vincent Van Gogh (Willem Dafoe) sofre com a rejeição de suas pinturas em galerias de arte em Paris, e então decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), e se muda para Arles, no sul da França. Lá, lutando contra os avanços da loucura e da depressão, além de pressões sociais típicas de uma cidade pequena, o pintor holandês passa a viver com intensidade a mais produtiva fase de sua curta, porém meteórica trajetória.

Com Amor, Van Gogh – Netflix

Uma imagem contendo texto, homem

Descrição gerada automaticamente

Seguindo pela mesma trajetória, outro filme que aborda a vida de Van Gogh, é Com Amor, Van Gogh, um filme totalmente animado através do uso de pinturas a óleo. Foram 6 anos de trabalho para que o filme ficasse pronto e mais de 100 artistas para pintar os cenários em telas, usando a mesma técnica de Vincent Van Gogh. A própria estética do filme pode ser considerado uma obra de arte.

Sinopse: Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo pintor e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Decidido a entregar ele mesmo a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Escada Para o Céu – Netflix

Nuvens no céu

Descrição gerada automaticamente

Conhecido por seus incríveis espetáculos de pirotecnia, o artista Cai Guo-Qiang apresenta seu projeto mais ambicioso neste documentário impressionante. Sky Ladder: The Art of Cai Guo-Qiang é um documentário de 2016 dirigido por Kevin Macdonald sobre a vida e obra de Cai Guo-Qiang.

Cai Guo-Qiang é um artista cuja especialidade são fogos de artifício. Seu principal projeto era criar uma escada rumo ao céu, através de explosão desses fogos. O documentário mostra como o artista conseguiu realizar seu projeto depois de inúmeras tentativas frustradas. O documentário mostra também como o artista com ideias tão modernas lida com a repressão do sistema político da China.

Nas primeiras horas da manhã, um enorme balão branco enchido com 6.200 metros cúbicos de hélio lentamente subiu ao céu de Huiyu Island Harbour, em Quanzhou, na China. Anexado a ele foi uma longa escada de 500 metros revestida completamente com detonadores de queima rápida e fogos de artifício dourados que foram disparados pelo artista Cai Guo-Qiang.
Intitulada Sky Ladder. A escada de fogo queimou durante aproximadamente 2 minutos e 30 segundos acima do porto e foi a quarta e última tentativa de realizar a performance. Guo Qiang-já havia tentado Sky Ladder em Bath (1994), Xangai (2001), e em Los Angeles (2012), em diferentes graus de sucesso, mas nunca considerou a sua visão completa, nesse documentário acompanhamos esse processo.

Gauguin: Viagem ao Taiti – Telecine Play

Uma imagem contendo pessoa, segurando, homem, celular

Descrição gerada automaticamente

Em 1891, o artista Paul Gauguin decide, por conta própria, ir para o exílio no Taiti. Lá, ele espera reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Mas, no local, acaba se afundando na selva, enfrentando a solidão, pobreza e a doença. Ele deve se reunir com Tehura, que se tornou sua esposa e o tema de suas maiores pinturas. O Filme é baseada no diário de viagem do pintor Paul Gauguin, chamado Noa Noa, de 1893, porém não se pode dizer que é um filme biográfico já que foi feito a partir da interpretação pessoal do diretor Édouard Deluc, o filme acerta em focar em um período específico da vida do artista, que não necessita de um conhecimento prévio e mostra o comprometimento do artista com o seu trabalho e sua busca por um local diferente.

A vida e arte de Stanislaw Szukalski – Netflix

Uma imagem contendo mulher, segurando, menina, camisa

Descrição gerada automaticamente

O filme conta a vida do artista polonês Stanislaw Szukalsky, que faleceu em 1987 sem grande reconhecimento. Essa jornada é retratada de forma sensível, tentando remontar as origens do artista passando por tragédias como a segunda guerra mundial, até a sua mudança para os Estados Unidos para tentar reconstituir sua carreira como artista.

O documentário produzido por Leonardo DiCaprio, conta com fitas antigas de entrevistas de Stanislaw que já em idade avançada, gravou vários depoimentos onde contou seus métodos de trabalho e sua vida até aquele momento, além de pessoas que conviveram com ele e outras que admiram a sua arte.

‘O LEILÃO DA BRILLO BOX’ (BRILLO BOX) – HBO GO

Uma imagem contendo livro, mesa, placa, comida

Descrição gerada automaticamente

Como um simples objeto pode ser visto como arte? Ou melhor, o que é arte? O documentário de Lisanne Skyler aborda essas duas questões de forma divertida e inusitada, afinal, o foco aqui não é o surgimento da Pop Art em si e nem do artista Andy Warhol (apesar dele ser mencionado o tempo todo). O que está em destaque é uma das obras mais conhecidas do artista: as Brillo Boxes.

O documentário mostra como uma obra que foi inicialmente vendida por mil dólares depois da morte do artista foi vendida novamente por 3 milhões de dólares pela casa de leilão Christies, o documentário de apenas 40 minutos conta um pouco sobre o funcionamento do mercado da arte, vale sugerir nesse mesmo tema a leitura do livro “o tubarão de 12 milhões de dólares” que conta também a trajetória da obra feita por Damien Hirst.

Frida – Prime Vídeo

Baseado na biografia Frida escrita por Hayden Herrera, este filme dirigido por Julie Taymor vai mostrar a vida de Frida Kahlo da adolescência até a sua morte em 1954. Filha de um imigrante alemão e de uma mexicana, Frida se negou a viver de acordo os padrões da sua época, o que a tornou um importante ícone do empoderamento feminino. Através de sua obra ela retratava todo o seu sofrimento e acontecimentos de sua vida, ou seja, sua realidade. Sofreu dores terríveis tanto físicas, devido às sequelas do acidente, quanto psicológicas devido aos seus relacionamentos com Diego e familiares.

Espaço alem – Marina Abramovic no brasil – Prime Vídeo

Uma imagem contendo ao ar livre, grama, nublado, água

Descrição gerada automaticamente

Já nos primeiros minutos de Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil, a artista performática sérvia se define como uma andarilha que não possui raízes fixadas em um local específico. Definição que soa como a introdução ideal para o registro de sua jornada de mais de seis mil quilômetros pelo território brasileiro, realizada em 2012. Em entrevista para a Época, Mariana fala :”Eu vejo o Brasil como um continente a ser explorado”, nesta viagem, Abramovic busca a cura pessoal, bem como inspiração para seu trabalho, através do contato com locais e pessoas que representam os diversos tipos de manifestação de poder espiritual na cultura de nosso país. Acompanhando o trajeto, o diretor Marco Del Fiol realiza uma mistura de documentário e ensaio artístico visando investigar os efeitos desta empreitada sobre sua idealizadora.

 

Cicero dias o compadre de Picasso – Amazon Prime Vídeo

Foto em preto e branco de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Nascido no Recife em 1907, Cícero Dias tornou-se um dos maiores expoentes da pintura modernista brasileira. Vivendo em Paris, a partir de 1937.

Apesar da distância do país natal, ele nunca perdeu de vista as cores e os sons de sua infância, na casa de Jundiá, mesclando essas raízes com a convivência com nomes de ponta das vanguardas europeias, como Pablo Picasso, Fernand Léger e Joan Miró.Dessa troca de influências, nasceu um pintor de repercussão internacional, que transformou toda sua vivência, inclusive sua reclusão durante a II Guerra, em base de uma arte que atravessa fronteiras.

O documentário transita entre estes diversos episódios-chave da vida do pintor, apoiando-se também em imagens de arquivo de Cícero, além de entrevistas com o artista Francisco Brennand.

Cidade cinza – os gêmeos – youtube

Uma imagem contendo texto, homem

Descrição gerada automaticamente

Em 2008, a prefeitura de São Paulo resolveu iniciar uma política de limpeza urbana, na qual os muros da cidade seriam pintados com a cor cinza de forma a apagar as pichações neles realizadas. Só que, em julho do mesmo ano, foi também pintado um muro de 700 metros no qual havia diversos grafites feitos por artistas, entre eles a consagrada dupla Os Gêmeos, que naquela mesma época havia sido convidada a pintar a área externa do Tate Modern, em Londres. O documentário mostra o apagamento feito pela prefeitura e mostra essa questão pela visão das pessoas contratadas para fazer esse serviço à prefeitura.

Outros títulos que podem te interessar:

Treasures from the wreck of the unbelievable

Infelizmente esse documentário fictício saiu do catálogo da Netflix, ele mostrava os bastidores da exposição feita em Veneza pelo artista Damien Hirst, que dividiu opiniões, o artista se baseou em um mito e conta a história de Cif Amontan II (anagrama para “I am fiction”), um escravo que viveu entre o primeiro e o início do segundo século antes de Cristo, se tornou colecionador e teve seu navio naufragado cheio de obras, o documentário gira em torno da recuperação dessas obras e a montagem da exposição com as mesmas.

O que aconteceu com Anthony Lister – Netflix

O documentário traça uma imagem sincera do artista de rua australiano Anthony Lister, sua carreira em ascensão e seus problemas pessoais

Qual o seu favorito? Conta pra gente nos comentários !

Veja também outras sugestões ArtSoul :

O universo da arte como trama em 3 filmes que recomendamos

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

3 thoughts on “10 Filmes sobre arte

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial