A maior premiação do mundo do design ganhou uma edição brasileira. O EDIDA, Elle Deco International Design Awards, foi criado em 2003 e se tornou referência no setor. “O EDIDA está para a comunidade do design como o Oscar está para a indústria do cinema“, afirma a renomada designer Patricia Urquiola. Neste ano, a Elle Decoration Brasil promove o EDIDA BR, que se restringe ao território nacional e busca destacar o melhor da produção no que toca à qualidade e inovação.
A festa da premiação aconteceu no último 21 de maio no edifício JFL125 em São Paulo e reuniu especialistas do design nacional para celebrar os finalistas e conhecer os vencedores do prêmio nas diversas categorias.
As peças dos finalistas ganharam uma exposição no térreo do prédio e foram selecionados com base em critérios como criatividade, inovação, estética, autenticidade, ergonomia, práticas sócio-ambientais, controle e qualidade dos processos de produção e acabamento.
As categorias foram divididas em dois grupos; as especiais foram “Designer do ano”, “Novo Talento” e “Voto popular” e as de produtos que foram escolhidas pelas tipologias que apresentaram maior destaque, e que podem variar de ano para ano.
A categoria de voto popular elegeu vencedora a Mesa C347, de Vinicius Siega, dentre os 47 finalistas, em votação online no site da Elle Decoration Brasil. Confira abaixo a relação de todos os vencedores da EDIDA BR.
A exposição com as peças finalistas fica em cartaz até o dia 6 de junho, no térreo do edifício JFL125, na Avenida Rebouças, 3.084, em São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, com entrada gratuita.
Victoria Louise é jornalista, formada em Crítica e Curadoria da Arte pela PUC-SP.
Gostou deste texto? Leia também:
Brasil ganha Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura, em Veneza