Confira cinco sugestões de museus para conhecer sem sair de casa

3 minutos para ler

Pandemia. Capacidade limitada. Espaços fechados, viagens canceladas. O mundo se viu obrigado a se adaptar e não foi diferente com os centros de cultura, que também buscaram formas de manterem seu fluxo. Alguns locais pelo mundo iniciam a reabertura, respeitando os devidos cuidados sanitários e quantidade limitada de pessoas. Mesmo assim, existe uma maneira ainda mais segura e prática de conhecer museus e produções artísticas em todos os continentes.   

Com as mídias digitais ganhando espaço; negócios e consumidores descobrindo o poder do universo online, algumas ferramentas passaram a ser redescobertas também pelos museus. Uma dessas novidades é a visita 360 graus, que permite passeios cheios de detalhes. Os espaços abrem suas portas virtuais em experiências únicas e que não eram tão citadas anteriormente. Confira uma lista com cinco dicas de museus para visitar direto do seu sofá.

met
Metropolitan Museum of Art (MET) – New York

O Metropolitan Museum of Art, de Nova York – Estados Unidos, anunciou em março seu projeto 360 graus, onde seis vídeos mostravam suas principais galerias e salas. Com o mouse, o visitante poderia girar a tela para explorar cada um dos cantos do espaço e acessar importantes partes do acervo, como o Templo de Dendur – antigo templo egípcio dedicado a Ísis e Osíris.

Museum of Contemporary Art (MOCA BANGKOK)
Museum of Contemporary Art (MOCA BANGKOK)

Cruzando o globo na velocidade de um clique, você encontra o Museu de Arte Contemporânea – MOCA – da Tailândia. Pelo site Arts And Culture, da empresa Google, é possível adentrar  a seus amplos salões, em uma visita no estilo Google Maps, onde você escolhe para onde ir e qual obra admirar bem de perto.

Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto
Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto

No mesmo link, você também pode encontrar portas abertas para as praças do Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto, na Itália. Prepare seu Aperol Spritz e inicie quatro exposições virtuais que estão disponíveis para quem quiser conhecer pelo menos 150 anos de arte italiana e internacional.

mac
Museu de arte contemporânea de São Paulo

Voltando um pouco para terras brasileiras, o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo – MAC – também oferece sua versão online em 360 graus, mas é preciso baixar o arquivo em vídeo para ter acesso ao material.

Guggenheim Bilbao
Guggenheim Bilbao

Por fim, mas igualmente imperdível, grandiosidade é a palavra que reflete as sensações ao clicar no Museu Guggenheim Bilbao, Espanha. Vídeos, fotografia, história e exposições online estão à espera da sua visita, além de cenas de bastidores.

Carol Tavares é jornalista , especializada em marketing digital com foco em cultura é co-fundadora da Associação Brasil Auê, que apóia artistas brasileiros em Barcelona.

Gostou desse texto ? Leia também :
A fotografia encenada na arte contemporânea

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial