Reconhecido por iniciativas de arte e design na década de 50, o casal italiano Arturo e Enrica Profili terá parte de sua coleção exposta na casa modernista, antiga residência do escultor Victor Brecheret no bairro de Pinheiros.
A exposição “Perfis Imaginários”, a ser inaugurada no próximo dia 26, tem curadoria do Apartamento 61, galeria de design fundada pelo casal Vivian Lobato e André Visockis em 2014. A abertura conta com o lançamento de livro homônimo com texto de Jayme Vargas e fotos de Ruy Teixeira.
O título da mostra faz um trocadilho com o sobrenome “Profili” que significa perfil em italiano e uma referência direta a uma série de cartas do arquiteto Gio Ponti dedicada a Enrica Profili, nas quais ele desenha “perfis imaginários”.
O casal Profili teve grande influência no circuito das artes no Brasil; Arturo foi secretário-geral do MAM e teve participação em ideias como a criação da Bienal de São Paulo e a articulação com todos os artistas nacionais e internacionais envolvidos na primeira edição da mostra. Atuou também como um dos membros do júri de premiação da 4ª Bienal de 1957.
Arturo e Enrica foram os fundadores da Galeria Sistina, iniciativa pioneira no mercado de arte de São Paulo, instalada no Conjunto Nacional, edifício marco da arquitetura moderna paulista, projetado pelo arquiteto David Libeskind. A galeria, alocada no mezanino, foi inaugurada em conjunto com a empresa L’Atelier do designer Jorge Zalszupin, dedicada à criação e produção de peças de mobiliário moderno, instalada no piso do mesmo espaço.
Com a experiência da Galeria Sistina, o casal voltou a Milão, na Itália, para replicar o modelo na cidade. Fundaram a Galeria Profili, com o intuito de apresentar artistas brasileiros ao mercado europeu e a inauguração contou com obras dos artistas Manabu Mabe e Wesley Duke Lee.
O Apartamento 61 começou em 2014 com os móveis pessoais do casal sendo vendidos no apartamento em que moravam, daí o nome da marca. Os clientes visitavam o apartamento, viam os móveis ambientados, restaurados e em uso contínuo e poderiam comprar ali mesmo.
O interesse surgiu quando ambos buscavam mobília para compor o ambiente em que moravam e perceberam o gosto pela área de design, decoração e restauro de peças garimpadas pela cidade.
Conforme o crescimento do negócio e fim do contrato de locação do apartamento, optaram por um novo local que poderiam morar e ter um showroom. A escolhida foi a antiga residência do escultor Victor Brecheret, reformada por Rino Levi na década de 60.
Os fundadores trabalham hoje com peças de designers brasileiros do século XX, como Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Jean Gillon, Zanine Caldas, Martin Eisler & Carlo Hauner, Giuseppe Scapinelli, entre outros, além de abrir espaço também para o design contemporâneo de nomes como Ricardo Graham Oebanista e Bianca Barbato.
SERVIÇO
Vem aí “Perfis Imaginários”
Abertura dia 26/11
Das 12h às 18h
Casa-galeria
rua Joao Moura, 100
Gostou desta matéria? Leia também:
Participação do público: conheça os programas de apoio dos museus brasileiros