Conhecido por promover o melhor do mobiliário nacional e internacional, o Prêmio Salão Design possui mais de 30 anos e se destaca por sua relevância e influência. Durante dez dias, estarão em exposição na Galeria Metrópole, no centro da capital, 11 móveis celebrados na 25ª edição, ocorrida em 2023. A programação faz 13ª Semana de Design de São Paulo, que ocorre entre 14 e 24 de março.
Ao todo, são sete categorias de premiação. A primeira delas é chamada “Desafio dos espaços em tranformação”, e o vencedor foi o rack para calçados “Genkan”, assinado por Joaquín Ezequiel Ordóñez, de Buenos Aires. Inspirado pela prática de se remover os sapatos na entrada de casa, o móvel é composto por um sistema modular e possibilita diversas composições, servindo para armazenar os calçados ou como banco para colocá-los. A categoria também premiou com Menção Honrosa o sofá “Piazza”, assinado por Carolina Starke e Andrea Zanocchi, peça modular que permite criar diferentes composições, adaptando-se tanto ao ambiente corporativo como ao doméstico.
A segunda categoria, “Desafio da Identidade Brasileira”, premiou na modalidade profissional a poltrona “Varal”, do designer Porfírio Valladares de Andrade. Sua base é feita de uma estrutura tubular em aço, sobre a qual são empilhados 20 tapetes de tear manual que atuam como o estofado. Essa configuração não apenas cria um interessante diálogo entre o artesanal e o industrial, mas também permite a troca da camada superficial caso seja necessário. A menção honrosa ficou para a cadeira “Enxada”, design de Pedro Monteiro Luna. Inspirada na ferramenta que lhe dá o nome, seus pés são de madeira e sua superfície de aço, remetendo à estrutura da enxada. Seu assento e encosto são revestidos de couro de pirarucu tingido por métodos não-poluentes. Já na modalidade estudantil, a premiação ficou para a cadeira “Caravella”, assinada por Gustavo Mateus de Oliveira. Confeccionada em madeira, o móvel se sustenta a partir de cordas, em uma solução confortável e de baixa tecnologia. Também é dobrável, o que facilita o armazenamento e transporte.
Na terceira categoria, “Desafio do uso de painel”, ganhou o “Painel Yogo”, de Rosana Simões Pires e Fernando Diehl, destacando-se pelo design lúdico, pouco convencional em painéis corporativos, além de sua funcionalidade que facilita o transporte e armazenamento. Já no “Desafio da tecnologia embutida” o premiado foi a “Poltrona Sinuosa”, projetada por Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani. Confeccionada em impressão 3D, utiliza 100% de plástico reciclado em sua fabricação – apenas para a peça exposta foram reutilizados 70 mil copos descartáveis. A menção honrosa foi para as “Mesas Laterais Lusa”, de Henrique Schreiber. Composta de madeira, aço inox e cerâmica, seus elementos são unidos com o uso de um único parafuso, resultando em um design inteligente, simples e elegante.
O “Desafio das Experiências Positivas” premiou novamente o designer Porfírio Valladares de Andrade por seu banco “Taboa”. Feito em taboa, uma planta aquática muito comum no artesanato nacional, o projeto remete à tradição e reaviva memórias afetivas de nosso país. No “Desafio Madeiras Alternativas”, foi premiada a cadeira “Terra”, de Camila Fix, Flávia Pagotti Silva, Rejane Carvalho Leite e Amélia Tarozzo. Feita de jequitibá-rosa, seu design simples evoca conforto e leveza. O prêmio contou ainda com a categoria “Voto Popular” que teve como vencedora a estante “Kis”, de Ráisa Guerra e Silva. Feito com chapas de MDF reaproveitadas, o móvel foi inspirado na expressão “Keep it Simple”.
A exposição do Prêmio Salão Brasil está em cartaz na Galeria Metrópole até o dia 24 de março. A visitação é gratuita e aberta ao público todos os dias da Semana de Design, das 9h às 22h.
Serviço
Mostra dos premiados do 25° Prêmio Salão Design
Data: de 14/03 a 24/03, das 09h às 22h
Local: Galeria Metrópole, Av. São Luís, 187 – República, São Paulo
Entrada gratuita
Gostou desta matéria? Leia também:
O melhor do design brasileiro: Conheça 5 dos principais prêmios que valorizam a produção nacional