O Museu Palazzo Blu, em Pisa, estreou a exposição “Recortes”, de Eduardo Kobra, no dia 26 de outubro, com visitação até 07 de janeiro. A exposição integra o Festival della Strada, que contará com diversas exposições espalhadas pela cidade, palestras e oficinas; o artista brasileiro se destaca na programação, que é composta também por outros artistas da street art criando novos murais. O Palazzo Blu é um antigo palácio nobre restaurado e gerido pela Fundação Pisa, situado no sul de Lungarno, no coração do centro histórico da cidade e atua também como centro cultural para a cidade. Para a ocasião, Eduardo Kobra apresenta 8 obras inéditas que dialogam com artistas contemporâneos que o inspiram.
O Museu Palazzo Blu apresenta simultaneamente a exposição “Le avanguardie – Capolavori dal Philadelphia Museum of Art”, com obras de Chagall, Dalì, Duchamp, Kandinsky, Matisse, Mirò, Mondrian e Picasso, vindos do museu americano localizado na Filadélfia. As obras criadas por Kobra para a sua individual são inspiradas nos artistas expostos em “Le avanguardie”. “Os oito artistas representados nesta mostra são, mais do que eternos na história da arte, referência para todo e qualquer criador contemporâneo”, comentou o artista.
Kobra também marcou presença na cidade com a apresentação do mural “Galileo”, localizado no Centro Maccarrone – seu primeiro mural em Pisa, e seu sexto feito na Itália. “Para mim, é um privilégio ter um mural aqui na cidade. Em primeiro lugar, porque esta terra é o berço de Galileu Galilei, um dos maiores gênios da história. Por isso decidi prestar um tributo a ele com minha obra”, conta. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna e comenta o projeto na cidade italiana em suas redes sociais.
Nascido na periferia de São Paulo em 1975, o pichador, grafiteiro, street artist e muralista Eduardo Kobra é hoje reconhecido internacionalmente e tem suas obras espalhadas pelos muros de inúmeras cidades ao redor do mundo. Protagonista de recordes, como o de maior mural grafitado do mundo, Kobra é conhecido pela sensibilidade às questões sociais, representando causas ambientais, direitos humanos e paz em seus murais. Ele também fundou o Instituto Kobra, que busca transformar vidas através da arte, por meio de diversas ações e em projetos humanitários.
Gostou desta matéria? Leia também:
Das pichações em SP para murais consagrados em todo o mundo: conheça Eduardo Kobra