

Com a chegada do fim do ano, a Pantone anuncia mais uma vez a Cor do Ano. Para 2026, a escolhida foi Cloud Dancer (PANTONE 11-4201), um delicado tom de branco que simboliza uma influência calmante em meio a uma sociedade cada vez mais agitada. Segundo a Pantone, esse branco ondulante e sereno relaxa e aumenta a concentração, permitindo fluência mental e ampliando o espaço para a criatividade e a inovação.
A tradição de escolher anualmente uma cor começou em 1999, quando o Pantone Color Institute decidiu criar um projeto institucional que engajasse a comunidade de design e os entusiastas da cor ao redor do mundo. O processo envolve um time global de especialistas que realizam uma curadoria minuciosa e elegem a tonalidade em ascensão no design — aquela que melhor dialoga com o momento cultural e com o contexto global.
Neste ano, a cor eleita dialoga perfeitamente com um cenário de transição, no qual as pessoas buscam verdade nas novas formas de viver — como uma tela em branco. Sobrecarregados e hiperestimulados pela cultura de produtividade constante, buscamos descanso e alívio das demandas emocionais e físicas. Surge, então, o desejo de se desconectar e se afastar das incessantes solicitações do cotidiano para alcançar profundidade mental, física e emocional.
Em meio a ruídos e conflitos, torna-se cada vez mais necessário eliminar distrações para encontrar clareza e simplicidade. A realização passa a estar associada a uma vida mais serena, leve e menos agitada.
A PANTONE 11-4201 Cloud Dancer é um branco ondulante, imbuído de uma sensação de serenidade. Um tom etéreo que se estabelece como símbolo de calma em uma sociedade frenética que redescobre o valor da tranquilidade.
A cor se integra como forma de expressão pessoal, adaptando-se e equilibrando-se com facilidade. Seja aplicada sozinha ou em combinação com outras cores, Cloud Dancer cria ambientes leves, elegantes e agradáveis.
Cloud Dancer se estende a diferentes esferas do cotidiano — moda, cinema, arquitetura, arte e design. Por ser uma cor estrutural, sua versatilidade atua como base para inúmeras paletas cromáticas. Assim, combina facilmente com tons iluminados ou escuros, sempre mantendo elegância, luminosidade e amplitude.
Aplicar essa cor exige cuidado para que o ambiente se torne autêntico, evitando monotonia. A dica é investir em paletas que se integrem graciosamente a esse branco ondulante. Para 2026, a Pantone apresentou duas paletas: Tons Pastel Empoeirados e Luz e Sombra.
Para quem se identificou com Cloud Dancer, a Artsoul preparou uma seleção especial. A curadoria reúne peças que dialogam com a cor e com as paletas apresentadas pela Pantone, trazendo objetos que destacam leveza, elegância e harmonia visual.

A paleta reúne tons de roxo, cinza, verde, amarelo e vermelho combinados ao branco suave. Os tons pastel empoeirados partem da neutralidade e são capazes de criar ambientes acolhedores. Quando combinados com Cloud Dancer, provocam sutis mudanças de matiz, preservando elegância, delicadeza e conforto.

A paleta Luz e Sombra combina tons suaves a nuances sombreadas, criando um efeito natural e descomplicado. Os contrastes discretos entre luz e profundidade produzem uma dinâmica visual sofisticada, sem comprometer a leveza.
Gostou desta matéria? Leia também:
Seleção de presentes para surpreender neste Natal