Blog que conecta você ao mundo da arte contemporânea.
  • OBRAS DE ARTE
    • Obras
    • Artistas
    • Seleções temáticas
  • PEÇAS DE DESIGN
    • Peças
    • Designers
    • Seleções temáticas
  • REVISTA
  • AGENDA

Artsoul apresenta sua primeira exposição de arte com curadoria de Priscila Arantes

Publicado por Victoria Louise em 02/08/2021
Categorias
  • Exposições
Tags
  • exposição emrede(s)
  • priscila arantes
Avaliar post

Exposição “EmRede(s)” conta com artistas de várias regiões do Brasil em projeto inteiramente virtual

A Artsoul abre na próxima semana, 12 de agosto, a exposição “EmRede(s)”, com curadoria de Priscila Arantes, professora do departamento de Artes da PUC-SP. A mostra é um desdobramento do 1º Edital de Artistas Independentes da Artsoul que selecionou 25 artistas independentes para integrarem o escopo de artistas do marketplace. 

Esta é a primeira exposição de arte da plataforma que apresenta um olhar expandido sobre a produção desses artistas. Serão apresentadas fotos, vídeos, entrevistas, verbetes críticos e conexões em rede que evidenciam as potências poéticas de cada uma das produções.

O conceito de rede parte do entendimento de um lugar de conexão e diálogo, propiciado pela internet, mas também de uma armadilha e um aprisionamento, como nas redes de pesca. A ambiguidade deste termo amplia as possibilidades de leitura dos trabalhos e, principalmente, demonstra uma fuga das narrativas lineares da história, trazendo a multiplicidade de mídias e linguagens como conexão estrutural. 

Segundo a curadora Priscila Arantes,

É em diálogo com esta malha que se desenha EmRede(s). Seus múltiplos nós, Tessituras e Memórias, Corpo Político, Distopias, Maquinários e Paisagens para além de serem entendidos como categorias fixas são atravessados pelo diálogo com outras bifurcações colocando em sintonia os trabalhos dos 25 artistas que tecem a malha curatorial.

A curadoria e produção da mostra foi feita de forma inteiramente online com artistas de diferentes partes do Brasil, expandindo os limites do eixo Rio-São Paulo. Com montagem e apresentação pensadas para o ambiente digital, o projeto amplia a visitação para públicos de diversos cantos do mundo que podem acessar a produção online, sem precisar se deslocar. Esse é um dos desdobramentos da pandemia do último ano que remodelou a forma como o mercado de arte contemporâneo atua nas redes virtuais.

Conectados por nós temáticos, as obras constróem um grande mapa da arte contemporânea que caminha por entre discussões importantes e atuais, desde paisagens urbanas e naturais até a complexidade dos corpos políticos, dispositivos de apresentação de imagens e realidades distópicas. 

O projeto inclui um livro virtual com lançamento previsto para dezembro, marcando o encerramento da exposição.

A CURADORA

Priscila Arantes é professora do departamento de artes da PUC-SP e coordenadora do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria. É professora colaboradora do MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo). Entre 2007 e 2011 foi diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e Som de São Paulo) e entre 2007 e 2020 foi diretora e curadora-chefe do Paço das Artes.

OS ARTISTAS 

 | Ana Mähler | Adriana Affortunati | Alex Batista | Ana Sant’Anna | Anna Paes | 

| Carlos Matos | Débora Mazloum | Gabriel Samuel Alves | Lâmina | Gustavo Moreno | 

| Jan M.O. | Kate Manhães | Larissa Camnev | Luísa Prestes | Maíra Ortins | 

| Marc do Nascimento | Marcelo Masagão | Mari Nagem | Marília Scarabello | Penna Prearo | 

 | Regina Pessoa | Renato Dib | Rodrigo Linhares | Sandra Gonçalves | Thiago Navas |

A ARTSOUL

Artsoul é uma plataforma de compra de arte contemporânea com mais de 6 mil obras de arte. Além da possibilidade de adquirir obras de arte, a Artsoul também oferece um conteúdo especializado sobre arte contemporânea bem como notícias, agenda de eventos e seleções temáticas.

EmRede(s) é a primeira exposição realizada pela plataforma como um desdobramento do 1º Edital de Artistas Independentes realizado no início de 2021. 

___________________________________________________

Serviço

Exposição virtual “EmRede(s)“

Realização Artsoul
Abertura 12 de agosto
Período 12 de agosto a 06 de dezembro

Curadoria Priscila Arantes
Assistência de curadoria Beatriz Preto e Victoria Louise

Produção executiva Beatriz Preto e Victoria Louise
Edição de vídeo Victoria Louise
Revisão de texto Diogo Barros
Identidade visual Guilherme Falcão e Álvaro de Lara

Compartilhar

Artigos Relacionados

02/07/2025

CASACOR São Paulo 2025 destaca sonhos coletivos e sustentabilidade


Leia mais
18/06/2025

Paisagens em transformação: Monet, a natureza e o tempo na exposição do MASP


Leia mais
04/06/2025

Mostra panorâmica de Andy Warhol leva grande público ao MAB FAAP


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Arte no mundo
  • Artistas
  • Design
  • Dicas
  • Entrevista
  • Exclusivo
  • Exposições
  • Galerias adentro
  • Geral
  • Livros
  • Mercado de Arte
  • Notícias
  • Perfil Artsoul

Inscreva-se na Newsletter

Preencha o formulário abaixo para se inscrever em nossa Newsletter e receber as últimas atualizações.
Ao se cadastrar você aceita nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Blog dedicado à publicação de notícias sobre arte contemporânea, assim como informações sobre o mercado, artistas e movimentos artísticos no geral.

CATEGORIAS

  • Arte no mundo
  • Artistas
  • Design
  • Dicas
  • Entrevista
  • Exclusivo
  • Exposições
  • Galerias adentro
  • Livros
  • Mercado de Arte
  • Notícias
  • Perfil Artsoul
  • Geral

ENTRE EM CONTATO

Horário de atendimento:
De Segunda a Sexta, das 10h às 17h

(11) 9 7283-9009

contato@artsoul.com.br

Artsoul 2023 © Todos os direitor Reservados
  • Desenvolvido por: Flaubert Dev