ANIVERSÁRIO DO MUSEU DO CAFÉ, EM MARÇO, SERÁ COMEMORADO COM INSTALAÇÃO DA ARTISTA FLÁVIA JUNQUEIRA

3 minutos para ler

Os visitantes encontrarão uma intervenção da artista paulistana no Salão do Pregão, onde poderão ver, de perto, o trabalho característico da fotógrafa e registrarem seus próprios cliques

Inaugurado em 12 de março de 1998, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – trabalha, desde então, para preservar e divulgar a importante história do grão que permeia, de forma tão significativa, a cultura brasileira. Este mês, o equipamento santista completa 24 anos e, com o intuito de celebrar, convidou a artista Flávia Junqueira para realizar uma intervenção no edifício. O público poderá visitar a instalação, composta de elementos comemorativos, nos dias 12 e 13, das 10h às 18h, gratuitamente.

“Theatro Coliseu 1924-2018”, obra da artista Flávia Junqueira – imagem: divulgação

A fotógrafa, que é doutora em Artes Visuais (Unicamp) e mestre em Poéticas Visuais (USP), criará uma instalação baseada nas suas obras icônicas, que têm como protagonista o balão de festa. Nessas composições, a artista promove cenários lúdicos em patrimônios históricos e pontos turísticos nacionais, para registrar cliques especiais. Ela já desempenhou esse trabalho em sua catalogação de teatros históricos do Brasil, além de espaços arquitetônicos relevantes, como na Sala São Paulo e no Parque Lage (Rio de Janeiro).

O projeto ganhará um aspecto diferente no Museu do Café, indo além do seu intuito original: um cenário para interação e sessão de fotos. A encenação, que será realizada no Salão do Pregão, fará parte da experiência de visitação durante o fim de semana. Portanto, o público terá a oportunidade de ver esse espaço emblemático do edifício com os complementos tão característicos das obras de Flávia. O objetivo é oferecer um momento imersivo, como entrar em uma de suas fotografias.

A instalação terá acesso livre e gratuito, assim como as demais áreas expositivas, bastando que as pessoas apresentem o comprovante de vacinação da covid-19 (digital ou físico) na entrada do Museu.

CentFest

A atividade integra, ainda, a agenda do CentFest, uma série de eventos idealizados para a celebração dos 100 anos do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. Com programações preparadas para todo o ano de 2022, o público pode esperar ações como: programa de residência artística, baile comemorativo e lançamento de livro sobre a história do café e as obras de conservação realizadas na fachada do patrimônio.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
CEP: 11010-151
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria encerra às 17h)
R$ 10,00 e meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 8 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br


Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Gostou desta matéria? Leia também:

TAMARA PERLMAN É CONVIDADA A INTEGRAR SP-ARTE E ATUA EM NOVOS PROJETOS PARA EDIÇÃO DESTE ANO

Siga-nos e compartilhe nosso blog:
Posts relacionados

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial