Ao pensar na palavra “obra”, qual imagem surge em sua mente primeiro? Uma exposição de artes plásticas ou um prédio em construção? Unidos, estes dois cenários compõem o projeto Real Estate of the Art, que chega à segunda edição nos próximos 24 e 25 de abril, idealizado pela incorporadora Helbor, em parceria com a MPD Engenharia em 2024 no Itaim Bibi, bairro nobre da zona sul paulistana. Uma plataforma inovadora, a Real Estate of the Art promete ser um acontecimento imperdível para os entusiastas da arte e do mercado imobiliário. Em conversa para a Artsoul, a Fabiana Lex, diretora de Marketing, Produto e Comunicação da Helbor, detalhou a idealização do projeto, seus objetivos e as novidades que a edição de 2024 reserva para o público.
Um dos pontos principais que destacam o evento é a sua originalidade. “A Real Estate of the Art é uma plataforma de arte diferenciada e inusitada que conecta o nosso mundo (mercado imobiliário) ao mundo da arte, trazendo aos nossos convidados a experiência de apreciar a arte dentro de uma obra em construção”, afirma Fabiana. A diretora explica ainda que aliar esses dois universos é a essência do projeto. “A ideia de trazer obras de arte para um empreendimento em construção foi justamente aproximar os significados, aparentemente antagônicos, da palavra ‘obra’: a do artista convidado é a tela, ou outras mídias; a nossa é a obra do empreendimento em construção”.
Esse elo entre arte e moradia é fundamental, pois transforma a experiência dos visitantes. Se você já precisou escolher um novo lar, sabe que visitar um empreendimento imobiliário é uma tarefa padronizada, sem muitas surpresas. Entretanto, se esse edifício for transformado em uma galeria de arte, sua experiência tem potencial de ser muito empolgante. Fabiana explica que é justamente esse o pensamento que acompanha a elaboração do projeto. “Acreditamos que o universo da arte tem muita conexão com o segmento imobiliário, ainda mais com o alto padrão. Sempre somos solicitados pelos nossos clientes para que possam visitar as obras dos empreendimentos. Desta forma, não só podemos proporcionar a visita, mas a fazemos através de uma experiência única”, comenta. Indo além, o projeto trabalha em sinergia com a visão ampla que a Helbor possui sobre o morar, que envolve transformar espaços em locais onde as pessoas se sintam verdadeiramente em casa. “A arte traz inspiração, percepções diversas e desperta sentimentos”, reflete Fabiana. Assim, através do poder da arte de transformar lugares e provocar inúmeras sensações em seu público, a Real Estate of the Art 2024 também irá modificar as experiências de quem visitar esse espaço em construção.
Por outro lado, não se engane ao pensar que o Real Estate of the Art é apenas uma plataforma para melhorar a experiência de quem busca um novo lar. Este evento promove diversas conexões, reforçando, justamente, o caráter multiplicador da arte. “Em 2023, superamos as nossas expectativas, com a presença de personalidades, amantes da arte, imprensa, clientes, parceiros e amigos. Um dos principais diferenciais foi a presença dos artistas na mostra, onde os nossos convidados puderam interagir com eles e suas obras”, afirma. A plataforma também serve como uma vitrine, tanto para artistas consagrados quanto para novatos, divulgando sua obra em grande escala, em um formato diferente e criativo.
As expectativas para a edição de 2024 estão altas após uma experiência tão positiva. Fabiana comenta a influência da multiplicidade da capital paulista nos dois universos abordados no projeto. Com diversas culturas, ritmos e sotaques, a cidade oferece uma variedade incrível de expressões artísticas e paisagens urbanas, sendo mais um ponto de encontro entre a arte e o mercado imobiliário. “Existem muitas opções para apreciar a arte em São Paulo e a cidade cada vez mais respira arte. A plataforma insere o imobiliário neste universo, conectando-se diretamente à arte”, comenta Fabiana. Nesse sentido, valorizando a diversidade local, a edição do Real Estate of the Art de 2024 focará apenas em artistas brasileiros, com obras feitas exclusivamente para o evento.
“Transformamos um andar de um empreendimento residencial em construção no Itaim Bibi em uma mostra de arte imersiva e irreverente. É literalmente obra na obra. Para se sentir em casa de uma forma inovadora”, reforça a diretora. A exposição deste ano conta com a participação de diversos artistas que exploram diferentes técnicas e linguagens, refletindo a variedade do cenário brasileiro. Destaca-se o trabalho de Leandro Mendes Vigas, artista multimídia conhecido por suas projeções em grande escala e instalações luminosas. Para a Real Estate of the Art 2024, desenvolveu uma instalação de 3 metros cúbicos dentro da estrutura em obras, combinando arte e tecnologia. Além de Leandro, a mostra conta ainda com trabalhos de Carol Couri, Sérgio Fabris, Edval Pessoa, Rodrigo Bixigão, Stanislaw Tchaick e Hiago Vinícius Gonçalves Bezerra. Além das obras expostas, o artista e grafiteiro Daniel Iskone será o responsável por personalizar os capacetes de segurança, acessório obrigatório para quem participar da visita.
A exposição da Real Estate of the Art 2024 ocorrerá durante dois dias, 24 e 25 de abril. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar inscrição prévia através por telefone. O empreendimento-obra é o edifício Figueira Leopoldo, localizado na rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 1.142, no bairro de Itaim Bibi, São Paulo.
Serviço:
Exposição Real Estate Of The Art
Data: 24 e 25 de abril, às 19h
Local: Real Estate of the Art, Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 1.142, , Itaim Bibi, São Paulo.
Entrada: Gratuita, mediante inscrição prévia através do telefone (11) 93908-0836. Vagas limitadas.
Gostou desta matéria? Leia também:
Salone del Mobile Milano: a feira de design mais importante do mundo