Direcionar parte do imposto de renda para instituições culturais não só abre caminho para o apoio à cultura, mas também coloca os contribuintes no papel de agentes ativos na definição de como uma fatia dos recursos públicos será investida.
No Brasil, pessoas físicas têm a opção de destinar até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura. Esse processo simples ocorre durante a declaração de imposto de renda, onde o contribuinte escolhe direcionar uma parcela do seu imposto para projetos culturais de sua escolha. Essa doação não afeta o montante a ser restituído ou pago, apenas canaliza uma porção do imposto que já seria devido para ações culturais.
Para os entusiastas da arte, essa prática é especialmente interessante, pois permite que se tornem protagonistas na preservação e promoção da cultura no país, possibilitando a escolha de projetos alinhados aos seus valores e interesses, estimulando sua manutenção e desenvolvimento. Pensando nisso, a Artsoul separou 8 instituições culturais para as quais é possível fazer a doação do Imposto de Renda como pessoa física, destacando as possibilidades e benefícios de cada uma delas.
O Museu de Arte de São Paulo (MASP), marco da paisagem paulistana e um dos museus de arte mais importantes do país, permite que os contribuintes doem parte de seu IR a seus projetos. Reconhecido por sua coleção, que inclui nomes célebres do renascimento europeu até expoentes da arte contemporânea brasileira, o MASP desponta como uma das instituições mais relevantes do cenário cultural contemporâneo não apenas por seu acervo, mas também pelas exposições temporárias organizadas, cursos e ações educativas.
O museu destaca que os valores recebidos pela doação do IR são destinados à difusão da cultura e ao fomento à educação por diferentes programas. Em 2023, mais de 95 mil pessoas realizaram os cursos, oficinas e seminários do MASP. Além disso, mais de 150 mil visitantes de escolas, ONGs e instituições sociais puderam conhecer as mostras por agendamentos de grupos. Você pode saber mais sobre como doar seu IR ao MASP clicando aqui.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo destaca-se como um dos museus de artes visuais mais importantes do Brasil. Fundada em 1905, a instituição possui uma extensa coleção de arte brasileira, incluindo pinturas, esculturas e outras manifestações artísticas. Além do famoso prédio no Parque da Luz, a Pinacoteca possui mais dois edifícios: a Pina Estação e a Pina Contemporânea. Esse último prédio, inaugurado em 2023, transformou o museu no maior do país em espaço expositivo.
Ao destinar o IR para a Pinacoteca, o público contribui para seus projetos, que englobam não apenas o acervo permanente e exposições temporárias, mas também iniciativas educativas, cursos, palestras e programas de acessibilidade voltados ao público com deficiência. A doação possibilita ainda a integração ao programa “Amigos da Pina”, que oferece diversos benefícios como entrada gratuita ao museu por um ano, visitas com artistas e com a equipe do museu, convites para aberturas de exposições e descontos em ingressos, livros e cursos de instituições parceiras. No site oficial, você conhece detalhes da doação de IR à Pinacoteca.
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo se destaca por seu compromisso em preservar, difundir e celebrar a herança africana e afro-brasileira. Fundado em 2004, abriga uma rica coleção que abrange arte, documentos históricos, fotografias e objetos que acompanham as religiões, os trabalhos e as culturas das populações da diáspora africana em suas trajetórias no Brasil, e de que maneira essas trajetórias moldam a identidade do país.
Além da exposição de longa duração, o museu realiza mostras temporárias regulares, oferece cursos a professores e educadores e possui uma ampla programação de oficinas, workshops e eventos de música e gastronomia. Ao realizar sua doação do seu IR para o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, o público estará apoiando a concretização do projeto “Poder na África: Uma Jornada Histórica”, previsto para 2024 como parte das comemorações do vigésimo aniversário da instituição. O projeto inclui uma exposição que irá explorar as manifestações de autoridade em diferentes sociedades da África, abrangendo do Egito a Diáspora Africana, além da realização de um seminário e uma publicação sobre o tema. Saiba mais sobre a doação do IR ao Museu Afro Brasil Emanoel Araujo clicando aqui.
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) é um marco fundamental na história dos museus brasileiros. Além de seu valioso acervo, o MAM mantém sua relevância por meio de iniciativas contemporâneas como o Programa Panorama da Arte Brasileira, que não apenas fomenta a produção de jovens artistas, mas também aborda questões essenciais da cultura nacional.
Com exposições temporárias, cursos e diversas atividades voltadas às famílias, como oficinas e visitas temáticas, o museu se mantém como um dos espaços mais ativos da capital paulistana. Ao contribuir com seu imposto de renda para o MAM, o público direciona recursos para a manutenção física da instituição, garantindo a continuidade de sua programação, incluindo o planejamento de exposições, gestão e conservação do acervo, além da produção de catálogos e livros. Para saber mais sobre a doação do IR ao MAM, clique aqui.
O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição dedicada à celebração e preservação do idioma português, considerado em toda sua diversidade. Inaugurado em 2006, ocupa a histórica Estação da Luz e oferece uma experiência interativa que destaca as histórias da língua, em suas diferentes origens e ramificações, reforçando as complexidades e riquezas de se falar português.
Além disso, conta com mostras temporárias que realizam recortes sobre contribuições literárias, variações linguísticas e outras pluralidades de nossa língua. Ao doar o imposto de renda para o museu, o público incentivará projetos sociais e educativos, como visitas de estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. Saiba mais sobre a doação do IR ao Museu da Língua Portuguesa clicando aqui.
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), fundado em 1948, é uma instituição cultural de destaque no cenário nacional. Reconhecido por seu papel histórico na promoção da arte moderna, o MAM Rio abriga um acervo amplo e diversificado, contribuindo significativamente para a preservação e difusão do patrimônio artístico brasileiro.
Além das coleções permanentes, o museu mantém uma programação dinâmica, com oficinas, encontros artísticos e ações educativas, além de manter uma Cinemateca, com diversos ciclos de filmes, inclusive exibição de obras inéditas. A doação do IR contribui para a continuação e ampliação das ações do museu, como exposições, sessões de cinema, atividades educativas, publicações, conservação e restauro de obras de arte. Para saber mais sobre a doação do IR ao MAM Rio, clique aqui.
Localizado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado um dos principais museus de arte popular do país. Fundado em 1976, abriga uma rica coleção entre esculturas, cerâmicas e objetos artesanais, retratando a diversidade e autenticidade das tradições populares.
O museu também oferece uma ampla programação de visitas temáticas, ações educativas e apresentações teatrais e musicais. Além disso, sua entrada é gratuita, o que permite o acesso de diversos públicos. A doação do IR ao Museu do Pontal permite a permanência da gratuidade, além da manutenção dos programas educativos que oferecem visitas e atividades a escolas, ONGs e instituições sociais. Saiba mais sobre a doação do IR para o Museu do Pontal clicando aqui.
O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, destaca-se como um dos maiores acervos de arte contemporânea a céu aberto no mundo. Fundado em 2006, o instituto abriga em suas galerias permanentes obras de renomados artistas nacionais e internacionais, além de promover importantes exposições temporárias. Sua abordagem, que integra arte, natureza e arquitetura, faz de Inhotim um espaço único. Além das mostras, a instituição oferece uma programação que abrange cursos, oficinas, e apresentações musicais, audiovisuais e cênicas.
A partir do programa “Amigo do Inhotim” é possível a doação do Imposto de Renda para a instituição. Além da dedução do imposto, os benefícios incluem entrada gratuita e sem filas, descontos em serviços e eventos e acesso a conteúdos exclusivos. Clicando aqui, você acessa mais informações sobre doações do IR para o Instituto Inhotim.
Gostou desta matéria? Leia também:
Participação do público: conheça os programas de apoio dos museus brasileiros