Quando o tema é design, o Brasil se destaca como um território repleto de talentos. Com uma cena vibrante, o país abriga alguns dos mais prestigiados nomes do design contemporâneo, além de diversas premiações para divulgar toda essa potência. Reconhecendo a criatividade, a inovação e a excelência em diferentes categorias, esses prêmios não apenas celebram os talentos locais, mas também impulsionam o design brasileiro para o cenário internacional. Pensando nisso, a Artsoul separou os 5 principais prêmios de design do Brasil e convida você a descobrir como eles moldam e inspiram a cena criativa nacional.
Localizado em São Paulo, o Museu da Casa Brasileira (MCB) é uma instituição que estuda, preserva e expõe itens que exploram a diversidade do morar, com destaque para soluções arquitetônicas e de design. Desde 1986, o MCB organiza o Prêmio de Design, um dos mais prestigiados sobre o tema. O objetivo, segundo Miriam Lerner, ex-diretora da instituição, é reconhecer a excelência do design brasileiro, valorizar a atuação dos profissionais e incentivar o crescimento da área. Nomes importantes do design nacional, como Marcelo Rosenbaum, conhecido por comandar as reformas do quadro “Lar doce lar” na Rede Globo, já foram premiados. Alguns dos designers presentes na coleção Artsoul de Design também já foram contemplados pela premiação, como as irmãs gêmeas Luisa e Lilian Parrado, do Estúdio Parrado. Seu trabalho explora uma criação baseada na sustentabilidade, originalidade e delicadeza, e nas edições de 2018 e 2023 recebeu menção honrosa no Prêmio de Design do MCB. O Atelier Bam Design, que em suas peças valoriza o bem-estar, o artesanal e a diversidade, também ganhou menção honrosa no prêmio em 2014.
Organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design, a ABEDESIGN, o Prêmio Brasileiro de Design ocorre desde 2009, e visa reconhecer a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Em sua última edição, o evento contou com mais de 20.000 participantes e premiou mais de 2.500 projetos, tornando-se a maior premiação da área. Há espaço para diversas categorias, como design de produto, gráfico e de ambientes. Um dos destaques de 2023 foi a Greco Design, empresa com enfoque em trabalhos gráficos premiada na categoria de design de ambiente pelo trabalho na sinalização do Memorial Brumadinho, espaço que relembra as vítimas do rompimento da barragem em 2019. No catálogo da Artsoul Design também é possível encontrar designers premiados pelo Prêmio Brasileiro de Design, como o Studio Anna Machado. Seu trabalho parte de uma perspectiva íntima do design, criando peças que inspiram aconchego e acolhimento.
O Prêmio Salão Design se destaca por ser uma das principais premiações voltadas para a indústria de móveis. O evento ocorre na charmosa cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e desde sua criação, em 1988, é uma plataforma importante para impulsionar a criatividade e destacar talentos no design de móveis. Com o passar do tempo, o evento cresceu, e hoje abrange diversas categorias e proporciona reconhecimento tanto para profissionais estabelecidos como para novos talentos. Em edições mais recentes, tem incentivado seus participantes a explorarem a criatividade em categorias alinhadas com o pensamento do design contemporâneo, como a exploração da identidade brasileira e o uso de novas tecnologias. Na última edição, por exemplo, o estúdio Pangea Lab, sediado no Rio de Janeiro, ganhou um dos principais prêmios com uma criação que utiliza impressoras 3D na fabricação de mobiliário.
O Museu A CASA do Objeto Brasileiro, sediado em São Paulo, tem como missão preservar, divulgar e valorizar técnicas de fabricação de objetos, promovendo um diálogo entre ancestralidade, tradição e contemporaneidade. Para isso, conta com uma ampla programação cultural, composta por exposições, projetos, cursos, além do Prêmio Objeto Brasileiro. Este último, que acontece a cada dois anos, visa reconhecer e valorizar os criadores nacionais, conforme destacado por Renata Mellão, fundadora do Museu. O Prêmio Objeto Brasileiro destaca-se também por trazer à tona a produção tradicional, com vencedores como as cerâmicas da Associação Mulheres Coralinas, da Cidade de Goiás, e o trabalho de trançados indígenas criado por detentas da cidade de Luziânia, Goiás, ambos em 2023. Já em 2020, um dos destaques foi a designer Roberta Sá Faustini, presente na coleção de design da Artsoul. Seu trabalho sustentável, feito a partir de materiais recicláveis, reciclados ou reaproveitados, foi reconhecido com uma menção honrosa. Roberta, aliás, destaca-se em diversas premiações, como o Prêmio Salão Brasil, no qual ficou em 1º lugar na edição de 2020.
O Design for a Better World Award, uma iniciativa do Centro Brasil Design, visa identificar, agrupar e premiar ideias inovadoras, dando voz e visibilidade aos criadores de soluções impactantes. Nesse sentido, o evento busca celebrar objetos que alcancem soluções economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. O objetivo é promover e disseminar essas soluções para que alcancem uma audiência mais ampla e impactem positivamente mais pessoas em diversas áreas e aplicações. Bastante diverso, o prêmio celebra desde gigantes da tecnologia, como os grupos Electrolux e Itaú-Unibanco, até projetos experimentais, como uma bengala elaborada para idosos com baixa visão desenvolvida por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vencedora da última edição. Graças ao seu enfoque em design sustentável, o Design for a Better World tem ganhado destaque, se tornando um dos principais eventos do setor.
Gostou desta matéria? Leia também:
Exposição no Instituto Tomie Ohtake valoriza a cerâmica nipo-brasileira como um dos símbolos da imigração japonesa no Brasil