Entre 14 e 24 de março São Paulo é palco de um dos mais importantes eventos de design do mundo: a 13ª edição da Semana de Design. Também conhecida como DW!, a Semana de Design é um festival urbano que, há mais de uma década, tem como objetivo promover a cultura do design e suas conexões. Para isso, sua programação inclui arquitetura, urbanismo, arte, decoração, educação, tecnologia, negócios e outros temas da economia criativa. Considerado o maior evento de design da América Latina sua programação está distribuída entre sete distritos físicos, com mais de 200 eventos acontecendo em 130 locais diferentes.
Esse ano, o conceito do festival, que se traduz em sua identidade visual, gráfica e em sua programação, tem como inspiração as águas invisíveis da cidade de São Paulo. A metrópole possui uma vasta rede de rios que são frequentemente esquecidos e, em muitos casos, ocultos sob o concreto. “Mais que um tema, pensar sobre essas águas invisíveis e essenciais em São Paulo tem uma abordagem educativa e construtiva que se conecta ao universo de temas do festival, como design, urbanismo, arquitetura, arte, economia criativa, inovação e tecnologia. Nesta edição, a DW! convida a encontrar outros olhares sobre a cidade, seus espaços, suas histórias e os recursos naturais, propondo uma reflexão sobre futuro”, comenta Lauro Andrade, idealizador e CEO da DW! Semana de Design de São Paulo.
Assim, as “águas invisíveis” serviram de ponto de partida para que a arquiteta, designer gráfica e educadora Maria Claudia Levy Figliolino criasse a identidade visual do festival. A inspiração também veio da brasilidade, presente nas curvas e cores vibrantes, além do trabalho do artista e paisagista Roberto Burle-Marx. As águas também estão presentes nos nomes de cada um dos distritos físicos do festival, homenageando rios e córregos importantes durante o estabelecimento e desenvolvimento de São Paulo.
A programação monumental da DW! não se restringe a apenas um local. Seus eventos foram distribuídos em sete distritos físicos distintos. Esses espaços variavam, podendo ser desde um shopping center, uma rua, um bairro ou até mesmo uma ampla região, incluindo diversos edifícios participantes. Com o propósito de verdadeiramente ocupar a cidade e explorar suas particularidades e características únicas, os distritos estavam espalhados por diferentes regiões de São Paulo. Em 2024, os distritos são: Córrego do Anhangabaú (Centro, Paulista e Higienópolis); Córrego Água Espraiada (D&D Shopping); Córrego das Corujas (Pinheiros, Vila Madalena e Oeste); Rio Pinheiros (Shopping Cidade Jardim); Córrego do Sapateiro (Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul); Córrego Verde II (Alameda Gabriel); e Rio Tietê (Shopping Lar Center e Norte). Desde 2020, há também o chamado Distrito Digital, que oferece conteúdos online para todos os públicos. Abaixo, você conhece detalhes sobre cada um dos distritos.
Com 28 locais participantes, este Distrito foi um destino imperdível nesta edição. O destaque vai para a ocupação de prédios históricos, como o Edifício Renata, prédio icônico do centro que passou por um processo de retrofit e se tornou a hospedagem oficial da DW!, o Brasilianische Bank Für Deutschland, edifício centenário que recebe a Feira na Rosenbaum especial da Semana, o Edifício Itália, que sediará a BOOMSPDESIGN, evento com diversas palestras e conversas sobre diferentes temas, além da Galeria Metrópole, ícone da arquitetura modernista que servirá de palco para palestras, workshops e exposições, incluindo a mostra do Prêmio Salão Design, que traz para a capital paulista os contemplados por uma das maiores premiações do mobiliário brasileiro. Outra experiência indispensável no distrito é o Circuito Gigantes do Design, projeto elaborado por Teto Casa e que invade a cidade com 21 móveis gigantes, com o objetivo apresentar o design de forma lúdica e atraente.
Localizada no Jardins, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva é um dos endereços mais lembrados do país quando falamos sobre decoração e arquitetura. Durante a semana, os inúmeros estabelecimentos dedicados ao design prepararam uma programação especial, com exposições e apresentações de novas coleções. Foi ali que se situou o QG Oficial DW!, um espaço com atendimento presencial para informações e dúvidas, além de contar com uma rica programação de palestras.
Diversos estabelecimentos localizados na região fizeram parte da DW!, cada um com uma programação especial. Um destaque vai para a Mostra Artefacto 2024, elaborada por um dos mais reconhecidos nomes do mobiliário brasileiro. Sob o tema “Meu Lugar”, 12 designers foram convidados a elaborar criações homenageando personalidades. Outra programação interessante foi o Food Design Week, que ocorreu no Shopping Parque da Cidade e no Bioma Food Hub e contou com talks, exposições e workshops para marcas, designers e público em geral.
O D&D Shopping é um dos maiores espaços da capital totalmente dedicado a design e decoração. Além de suas diversas lojas, o D&D foi o palco da grande festa de abertura da DW! SP e apresentou, na programação da Semana de Design, importantes mostras. A primeira delas é a Mostra Brasil Design Talents, focada em dar destaque aos jovens talentos do design presentes em centros de ensino de todo o país. Após seu período em São Paulo, os itens expostos integrarão a Salone Satellite, em Milão, um importante evento voltado para mobiliário. Adicionalmente, o shopping também apresenta a Exposição D&D Design Collection, composta por peças escolhidas exclusivamente pelos lojistas, arquitetos e designers do estabelecimento.
Com mais de 30 anos de tradição, o Lar Center, é o primeiro shopping dedicado exclusivamente ao design da cidade de São Paulo. Além de seus diversos estabelecimentos voltados para as mais diferentes áreas da arquitetura e decoração, nesta edição o shopping trouxe a exposição Do objeto à cidade: design em tudo, que abordou como o design está presente em todos os aspectos de nossa vida. Em um dos núcleos os visitantes puderam apreciar o “Sofá Desmond”, premiado pelo iF Design Award 2024, uma das mais prestigiadas premiações do design mundial.
Ocupando uma das regiões mais agitadas de São Paulo, esse Distrito incluiu diversos estabelecimentos e foi um dos destinos mais interessantes da Semana de Design. Na programação, o destaque foi o Museu A CASA do Objeto Brasileiro, com a exposição “A CASA na Moda”, uma mostra que convidou estilistas como Lino Villaventura e Ronaldo Fraga a pensarem nos tecidos símbolo da cultura brasileira – a chita e a renda – em criações únicas e contemporâneas. Outro ponto alto foi o circuito proposto pelo festival, chamado Circuito Baixo Pinheiros, um passeio que incluiu visitas a diversos espaços, como a Galeria D.Propósito Design, Plataforma 4, Dama Confeitaria, Fábrica da Dengo, Amoreira, Instituto Tomie Ohtake, entre outros.
Um dos espaços mais luxuosos da capital, o Shopping Cidade Jardim é reconhecido por sua sofisticação. Desde 2023, o local conta ainda com uma área dedicada exclusivamente ao design, incluindo importantes estabelecimentos de mobiliário, tapeçaria, iluminação e decoração. Durante a Semana de Design, o destaque foi a programação da Belas Artes Cidade Jardim, campus de uma das mais prestigiadas escolas de arte da capital que, durante o festival, sediou conversas com especialistas e oficinas que discutiram, entre outros temas, sustentabilidade e biofilia.
Gostou desta matéria? Leia também:
Prêmio Salão Design em São Paulo faz exposição na capital