A pintura Moça com brinco de pérola, considerada a obra-prima do pintor barroco Johannes Vermeer, é a obra mais procurada e um orgulho para a coleção do museu Mauritshuis, na Holanda. Desde 2014 a pintura estava proibida de deixar o seu local de exibição por ser o motivo pelo qual muitas pessoas visitam o museu, inclusive viajando de outros países para tanto. Essa prática é comum entre grandes instituições com obras de arte famosas, como a Mona Lisa, de da Vinci, no Louvre e As meninas, de Velásquez, no Museu do Prado.
Surpreendentemente, a obra foi emprestada para participar de uma grande exposição retrospectiva dedicada a Vermeer no Rijks Museum que fica em cartaz de fevereiro a junho deste ano. Porém, a instituição teve uma grande ideia para lidar com o período de ausência da obra: convidar o público a enviar suas versões da Moça com brinco de pérola para ocupar temporariamente o lugar da obra original.
A ideia da campanha surgiu a partir de uma iniciativa que o Mauritshuis já organizava desde abril de 2021, uma página no Instagram com o nome My girl with a pearl (Minha moça com a pérola, em tradução livre). Nesta página, o museu publicava versões inspiradas na obra que o público enviava ao longo dos anos. Para a campanha atual, a chamada aberta aconteceu de forma online, bastava responder a um formulário no site do museu e postar o trabalho com a hashtag #mygirlwithapearl. As melhores versões, de acordo com um júri da própria instituição, estão sendo expostas fisicamente e em um display digital no lugar da obra original.
O museu acredita que a Moça com brinco de pérola de Vermeer é uma espécie de musa, uma fonte de inspiração e encorajou o público a abusar da criatividade. Algumas das versões compartilhadas na página da campanha provam que o público aceitou o desafio com maestria e enviou as mais diversas e criativas releituras da obra.
Luísa Prestes, formada em artes visuais pela UFRGS, é artista, pesquisadora e arte-educadora. Participou de residências, ações, performances e exposições no Brasil e no exterior.
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